Dissertação

{en_GB=Facility Location and Inventory Management in the Electric Energy Sector} {} EVALUATED

{pt=O inventário é um problema transversal antigo para a maioria das organizações. Para além de existir inventário, a sua localização é uma preocupação que tem impacto no nível de serviço desejado para a satisfação dos clientes. Esta dissertação apresenta o problema do inventário na Empresa X, uma organização líder no setor da energia elétrica em Portugal, que está a considerar o redesenho das suas atividades logísticas devido às restrições geográficas do seu negócio. Estas decisões estratégicas são críticas para as organizações devido ao impacto das suas alterações nas entidades envolvidas no sistema. Para alcançar o objetivo desta empresa, foi desenvolvido um modelo que é constituído por um problema de localização e por uma sistema de gestão de inventário. Deste modo, o modelo visa diminuir o tempo para satisfazer o cliente e aumentar o controlo do inventário ao longo de toda a cadeia de abastecimento. A literatura consultada reúne o conhecimento de diversas pesquisas e casos que permitiram a seleção do problema de localização p-Mediana e de um sistema de Just-in-Time para serem aplicados nesta dissertação. Em adição, uma abordagem a um modelo de apoio à decisão e um sistema de informação geográfica são aplicados para apoiar o principal modelo desenvolvido. Após a implementação do modelo, os resultados obtidos revelam uma redução no lead time de 52% face à situação atual através de localizar dez instalações mais próximas do cliente. O inventário em cada instalação é despoletado por um sistema de Kanban considerando um prazo de entrega de um dia., en=Inventory is an ancient cross-sectional problem to most organisations. Besides holding inventory, its location is a concern which impacts the ability to satisfy the customers through a highest service level. This dissertation presents the inventory problem in Company X, a leader organisation in the Portuguese electric energy sector, that is considering a redesign of its logistics’ activities given its business geographical constraints. Such strategic decisions are critical for organisations due to the long-last configurations that have impact on all of the system entities. To achieve the company goal, a model was developed by merging a facility location problem and an inventory management system. The model aims to decrease the lead time to serve the customers and to increase the inventory control along the supply chain. The convened literature aggregated the knowledge from researches and cases which enabled the selection of a p-Median location problem and a Just-in-Time system to be applied in this work. In addition, a decision support approach and a geographic information system are applied to support the developed model. After implementing the model, the obtained results are a 52% lead time reduction by location ten facilities closer to the final customers. The inventory in each facility is triggered by a Kanban system considering a one-day lead time.}
{pt=Inventário, Problema de Localização, Sistema de Gestão de Inventário, p-Mediana, Just-in-Time, Nível de Serviço, en=Inventory, Facility Location Problem, Inventory Management System, p-Median, Just-in-Time, Service Level}

dezembro 3, 2019, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Vasconcelos Dias Correia

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado