Dissertação

{en_GB=The role of organisational innovation in technological innovation} {} EVALUATED

{pt=Este trabalho tenta identificar como inovações organizacionais e as suas subdivisões podem afectar inovações tecnológicas (produto/serviço e processo) utilizando dados de empresas Portuguesas provenientes do Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), levado a cabo entre 2012 e 2014. Nesta pesquisa, a regressão logística foi usada para testar as hipóteses e utilizando dois tipos de modelos. Os modelos tradicionais usam variáveis normalmente encontradas na literatura e os modelos exploratórios que contêm variáveis que são menos usadas na literatura. A análise mostra que os modelos exploratórios têm um ajuste marginalmente melhores que os modelos tradicionais e são melhores a prever o resultado das variáveis dependentes.. Os resultados mostram que as inovações organizacionais têm um efeito significativo e positive na introdução de inovações de serviço e de processo, mas não nas inovações de produto. Para as subdivisões de inovação organizacional, novas práticas de negócio e novas formas de organizar o local de trabalho têm um efeito positivo na introdução de inovações de serviço e processo, enquanto que novo método para gerir relações externas apenas afecta positivamente a introdução de inovações de serviço., en=This work aims to identify how organisational innovation and its individual subdivisions affect technological innovations (product/service and process) by using data on Portuguese companies from the Community Innovation Survey (CIS) carried out between 2012 and 2014. In this research, logistic regression was used to test the hypotheses and by using two types of models. Traditional models using variables that are common in the literature and exploratory models that contain more variables seldom found in the literature. The analysis shows that the exploratory models have marginally better fit and are better at predicting the values of the dependent variables than the traditional model. The results show that organisational innovations have a significant positive effect in the introduction of both service and process innovations, but not product innovations. For the subdivisions of organisational innovation, new business practices and new methods of workplace organisation have a positive effect in service and process innovations, while new methods of handling external relations only positively affect the introduction of service innovations.}
{pt=Inovação organizacional, Inovação tecnológica, Práticas organizacionais, CIS, en=Organisational innovation, Technological innovation, Organisational practices, CIS}

Junho 4, 2019, 10:0

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Simões Torres Preto

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado