Dissertação

{en_GB=A Framework for evaluating, certifying and promoting CSR in the modern business world} {} EVALUATED

{pt=Num mundo que procura aproximar-se da sustentabilidade e que pretende encontrar soluções para alcançar um desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa apresenta-se como uma possível resposta para tais desígnios. Esta tese aborda a atual falta de uma eficaz e eficiente metodologia para avaliar, certificar e promover a responsabilidade social corporativa no mundo empresarial moderno. A inexistência de tal metodologia impede os consumidores de recompensarem empresas socialmente responsáveis e de influenciarem o mercado através dos seus comportamentos de consumo. Para melhor compreender o assunto e de forma a começar a apresentar a metodologia proposta propriamente dita, é apresentada uma revisão de literatura (cobrindo os tópicos da sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e tentativas anteriores de avaliação do desempenho das empresas sob o prisma da responsabilidade social corporativa). Tendo por base o estado da arte, é explorada uma metodologia para resolver o problema e um modelo metodológico concreto é proposto/desenvolvido. Com esse propósito, um modelo de preferência que faz uso do integral de Choquet é usado para produzir um ranking de alternativas. Tal modelo permite incluir e estudar os efeitos de interações entre critérios, algo que é particularmente útil em certas áreas do conhecimento como a da responsabilidade social corporativa. O modelo metodológico é então sujeito a uma primeira aplicação prática, na forma de um caso de estudo sobre o sector português da energia. Os resultados dessa aplicação estão em linhas com o esperado, aparentam ser robustos e parecem providenciar informação relevante que pode ser utilizada por consumidores comuns., en=In a world that seeks to move towards sustainability and that aspires to find solutions for achieving a sustainable development, corporate social responsibility presents itself as a possible answer for such quests. This thesis deals with the current lack of an effective and efficient consumer-oriented framework for evaluating, certifying and promoting corporate social responsibility in the modern business world. The inexistence of such framework prevents consumers from rewarding socially responsible companies and from influencing the market through their consumption behaviours. To further understand the issue and to pave the way for the proposed framework itself, a literature review (on the topics of sustainability, corporate social responsibility and previous attempts to evaluate corporate social responsibility performance in companies) is presented. Based on the state of the art, a methodology (using a multiple-criteria decision analysis approach) to address the problem is explored and a concrete framework is proposed/developed. For that purpose, a Choquet integral preference model (with some specific methodological developments) is used to produce a ranking of alternatives. Such model allows to include and to study the effects of interactions between criteria, which is particularly useful in certain fields of study like the one of corporate social responsibility. The proposed framework is then subjected to a first practical application, in the form of a case-study on the Portuguese energy sector. The results of such application are in line with what was expected, appear to be robust and seem to succeed in providing relevant information that can be used by common consumers.}
{pt=Responsabilidade social corporativa, Sustentabilidade, Análise de decisão multicritério, Comportamento do consumidor, en=Corporate social responsibility, Sustainability, Multiple-criteria decision analysis, Consumer behaviour}

Novembro 8, 2018, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Rui De Matos Figueira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado