Dissertação

{pt_PT=Supply Chain Optimization - The case of Civiparts Spain} {} EVALUATED

{pt=Gerir eficientemente a cadeia de abastecimento é um dos factores que pode fazer a diferença nos custos de uma empresa. A Civiparts, uma empresa que vende peças para veículos pesados e autocarros, não é excepção. A empresa está a tentar melhorar a sua cadeia de abastecimento na Espanha. Existem dois DC para a cadeia de abastecimento espanhola, um em Lisboa e outro em Madrid. Hoje em dia, ambos abastecem as lojas em Madrid, Mérida, Barcelona e Valência. A empresa quer melhorar o desempenho da cadeia de abastecimento, reduzindo os custos de transporte e os custos de manutenção de inventário, sem diminuir o nível de serviço. Esta dissertação pretende responder a duas questões: 1. Qual é a frequência de entrega ideal para cada loja? 2. De que DC (Lisboa, Madrid ou ambos) cada loja deve ser servida? Para responder às perguntas anteriores, a cadeia de abastecimento da empresa, os fornecedores, os clientes e as políticas de entrega precisavam ser compreendidas e analisadas. Uma revisão da literatura foi efectuada para os conceitos principais. Modelos semelhantes aos que foram desenvolvidos também foram estudados e analisados para criar um novo modelo adequado para a empresa. Um modelo de programação não-linear foi desenvolvido e implementado no software GAMS. Os resultados mostraram que a melhor solução seria centralizar a operação de distribuição e servir todas as lojas de Madrid. A frequência de entrega recomendada entre o DC de Lisboa e o de Madrid foi três vezes por semana. Para as lojas recoemndou-se entregas diárias., en=Due to increased competitiveness, companies need to make a difference. Managing efficiently the supply chain is one of the factors that can make a difference in a company’s costs. Civiparts, a company that sells parts for heavy vehicles and buses, is no exception. The company is trying to improve their supply chain in Spain. There are two distribution centres for the Spanish supply chain, one in Lisbon and one in Madrid. Nowadays, both of them supply the stores in Madrid, Mérida, Barcelona and Valencia. The company wants to improve their supply chain performance by reducing transportation costs and inventory holding costs, without decreasing the service level. Therefore, this dissertation intent to answer to two main questions: 1. What is the optimal delivery frequency to each store? 2. From which DC (Lisbon, Madrid or both) each store should be served? To answer to the previous questions, the company’s supply chain, suppliers’, customers’ and the delivery policies needed to be understood and analysed. A literature review was also made with the major concepts. Similar models to the one that was developed were also studied and analysed to create a new model suited for the company. A mixed integer nonlinear programming model was developed and implemented in GAMS software. The results showed that the best solution was to centralize the distribution operation and serve all stores from Madrid. The recommended delivery frequency between the Lisbon and Madrid DC was three times a week. For the stores, daily deliveries were recommend departing from Madrid.}
{pt=otimização da cadeia de abastecimento, custos de transporte, custos de manutenção de inventário, Network design, programação não linear, en=supply chain optimization, transportation costs, inventory holding costs, network design, mixed integer nonlinear programming}

Outubro 31, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar