Dissertação

{pt_PT=Melhoria de Operações na Logística Inversa - O caso da IKEA} {} EVALUATED

{pt=No ambiente concorrencial em que se vive hoje em dia, são muitas as empresas que se procuram diferenciar das restantes nos mais diversos aspetos. A IKEA diferencia-se não apenas fornecendo um variado leque de produtos a um preço bastante reduzido, mas também na sua política de devoluções de 365 dias incomparável com as políticas de outras empresas no mesmo sector. Sendo uma multinacional sueca em constante expansão, reinvestindo parte dos lucros na abertura de novas lojas, tendo cinco em Portugal (Alfragide, Loures, Matosinhos, Braga e Loulé), pretende reduzir alguns dos seus gastos, focando-se em melhorar os procedimentos de algumas das suas áreas. Identificando a logística inversa como uma das áreas a melhorar, é neste contexto que surge o presente estudo definindo como objetivo o controlo e eventual redução do número de devoluções do cliente para a loja. Para isso foi estabelecida uma metodologia de investigação que começou pela recolha e análise de dados referentes às devoluções da loja IKEA de Alfragide, otimização e padronização de relatórios e criação de uma ferramenta agregada de análise de dados que permitisse avaliar o comportamento das devoluções ao longo do ano. Com a utilização dos ficheiros criados e complementando com uma vertente mais analítica tiraram-se conclusões do comportamento das devoluções ao longo do último ano fiscal e sugeriram-se melhorias a aplicar., en=In the competitive environment in which we live today, many companies are trying to differentiate themselves from the rest in the most diverse aspects. IKEA distinguishes itself not only by providing a wide range of products at a very low price, but also in its 365-day return policy that is unmatched by the policies of other companies in the same industry. As a Swedish multinational company in constant expansion, reinvesting part of the profits in the opening of new stores, having five in Portugal (Alfragide, Loures, Matosinhos, Braga and Loulé), intends to reduce some of its expenses, focusing on improving the procedures of some of their areas. Identifying reverse logistics as one of the areas to be improved, it is in this context that the present study appears, defining as objective the control and eventual reduction in the number of customer returns to the store. To this end, a research methodology was established, which began with the collection and analysis of data related to returns from the IKEA store in Alfragide, optimization and standardization of reports and creation of an aggregated data analysis tool to evaluate the behavior of returns throughout the year. With the use of the files created and complemented by a more analytical approach, conclusions were drawn regarding the behavior of returns during the last fiscal year and improvements were suggested.}
{pt=gestão da cadeia de abastecimento, logística, logística inversa, devoluções, retalho, gestão lean, en=supply chain management, logistics, reverse logistics, returns, retail, lean management}

outubro 31, 2017, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado