Dissertação

{en_GB=Iberian centralization in reception and processing of maritime containers - The Leroy Merlin Case Study} {} EVALUATED

{pt=Disrupções recentes, como a pandemia COVID-19, trouxeram desafios ao nível dos prazos de entrega de encomendas provenientes de importação marítima, bem como na previsão da procura, particularmente para produtos sazonais. A Leroy Merlin Iberia enfrentou desafios devido ao excesso de encomendas e à falta de espaço nos armazéns para armazenar produtos de importação marítima, armazenando contentores em portos secos e incorrendo em custos elevados. Para abordar esta situação, a Leroy Merlin propôs estudar a integração de um novo centro de distribuição em Sines para possível centralização das operações ibéricas. Este estudo avalia a viabilidade de uma nova rede de distribuição que inclui um novo centro de distribuição, um novo porto e transporte intermodal. Uma revisão da literatura sobre redes de distribuição entre portos e o interior revelou uma falha nos modelos existentes. Não existem modelos que incluam os cinco elementos: portos, portos secos, centros de distribuição, zonas de procura e transporte intermodal, considerando minimização de custos e do impacto ambiental. Para preencher esta lacuna foi apresentado um modelo MILP multi-objetivo. Serão tomadas decisões quanto ao número de armazéns a manter abertos, fluxos entre diferentes entidades e meios de transporte. O modelo genérico é aplicado a dois cenários: a rede atual da empresa e a rede potencial. A comparação dos dois cenários permite tomar decisões estratégicas sobre a rede de distribuição. Os resultados indicaram que o cenário potencial reduz 27% os custos totais e 12% os impactos ambientais, com uma consolidação de 47% dos fluxos no novo centro de distribuição., en=Recent disruptions, such as the COVID-19 pandemic, have introduced challenges regarding lead times for maritime import orders and demand forecasting, particularly for seasonal products. Leroy Merlin Iberia has faced issues due to an excess of orders and insufficient warehouse space to store products from maritime imports, resulting in storage in dry ports and enormous costs. To address this, Leroy Merlin wants to study the integration of a new distribution center in Sines for a potential centralization of Iberian operations. This research investigates the feasibility of a new distribution network that includes a new distribution center, a new port, and intermodal transportation. A literature review on port-hinterland distribution network design revealed a gap in existing models. There are no models including all five echelons: ports, dry ports, distribution centers, demand regions, and intermodal freight, with combined cost and environmental impact minimization. To address this gap, a multi-objective Mixed Integer Linear Programming (MILP) model was presented. Decisions regarding which distribution centers to keep open or closed, the flows between different entities, and the means of transportation to be used will be made. The generic model is applied to two scenarios: the current company network and the potential network. Comparing the model’s performance in the current scenario offers insights into the potential scenario, aiding strategic decisions for the company’s distribution network. Results suggested that the potential scenario presents a 27% cost reduction and a 12% decrease in environmental impacts, with a partial centralization of 47% of the flows at the new distribution center.}
{pt=Rede de distribuição porto interior, Otimização Multi-objetivo, Produtos sazonais, Transporte intermodal, Alocação de centro de distribuição, en=Port hinterland distribution network, Multi-objective optimization, Seasonal products, Intermodal transportation, Distribution center allocation}

novembro 22, 2023, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Tânia Rodrigues Pereira Ramos

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado