Dissertação
{pt_PT=Otimização de materiais de embalagem em e-commerce} {} EVALUATED
{pt=O e-commerce é uma opção emergente na forma de efetuar compras. Assim, a Leroy Merlin (LM), uma empresa do mercado da bricolage, tem apostado na evolução da sua componente online. Porém, uma das problemáticas que enfrenta é a qualidade do acondicionamento de pequenos volumes, tendo recebido diversas críticas negativas dos seus clientes. Portanto, a LM procura novas estratégias de forma a melhorar o acondicionamento de encomendas realizadas online, considerando os seus custos e impactos ambientais. Desta forma, foi realizada uma uniformização dos processos de acondicionamento, atualmente realizada de forma individualizada. Dada a inexistência de dados relativos à alocação atual dos produtos a embalagens, foram efetuadas observações no armazém online da LM, localizado no Porto Alto. De seguida, foram propostos diversos cenários onde é feita a conjugação de embalagens compostas por diferentes materiais e estratégias - uso único ou reutilizáveis. Quatro cenários foram propostos, e com a implementação de uma uniformização no acondicionamento, foram realizadas análises relativas aos consumos, custos e impactos ambientais, realizando uma análise ciclo de vida, das embalagens. A uniformização reduziu o consumo de materiais em pelo menos 76% para cenários onde o acondicionamento é manual. Uma opção mista, incluindo embalagens descartáveis e reutilizáveis, tem menos impactos ambientais, reduzindo-os em 83% quando comparada com a configuração atual. A opção automatizada é a mais barata, reduzindo custos em 65%. Contrariamente ao analisado na maior parte da literatura, as opções reutilizáveis não são mais benéficas. Porém, com taxas de retorno e ciclos de reutilização superiores, esta torna-se mais atrativa. , en=E-commerce has become a popular way for customers to make purchases.So, Leroy Merlin (LM), a business in the do-it-yourself (DIY) sector, has invested in the development of its online component. However, it has encountered a number of issues, including poor customer feedback regarding orders’ packaging. Therefore, LM is looking to study new strategies to improve online orders’ packaging costs and environmental impacts. Thus, this work aims to develop, firstly, a standardization of packaging processes, which are currently carried out on an individual basis by operators. Given the lack of data regarding the current allocation of products to packaging, there was a need to make observations in Leroy Merlin's online warehouse, located at Porto Alto. Next, several scenarios were proposed in which different packaging materials – either single-use or reusable, and different strategies are combined. Four scenarios are proposed, and with the implementation of a packaging standardization, analyses in materials consumption, packaging costs and environmental impacts, by performing a life cycle assessment (LCA), are carried out. The standardization reduced materials consumption at least in 76% for scenarios with manual packaging. A mixed option, including single-use and reusable packaging, is the most beneficial for environment, reducing its impacts in 83% when compared with the baseline. An automated option is the cheapest one, reducing costs in 65%. Contrary to what was analysed in most of the literature, reusable options are not the most beneficial in these dimensions. However, with higher return rates and reuse cycles, a reusable option becomes more attractive. }
dezembro 5, 2023, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Andreia Maria Rodrigues dos Santos
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado