Dissertação
{en_GB=Electric Vehicles Performing Home Deliveries Leroy Merlin Portugal Case Study} {} EVALUATED
{pt=Com o crescimento do comércio eletrônico, empresas como a Leroy Merlin (LM) enfrentam uma procura crescente por entregas ao domicilio, resultando na reestruturação de redes logísticas sob pressão para reduzir as emissões de carbono. Este estudo, centrado na LM na região de Lisboa, aborda a integração de veículos elétricos (VEs) em frotas responsáveis pela entrega de itens pesados. Apesar de desafios comuns, como alcance limitado e altos custos de aquisição, a pesquisa destaca a capacidade de carga, frequentemente negligenciada. Um modelo de programação linear mista foi desenvolvido para otimizar as rotas de entrega da LM, que visa minimizar custos e reduzir as emissões de CO2, mantendo um tamanho fixo de frota. O modelo explora diferentes composições de VEs e veículos a combustão interna (VCIs), considerando um único armazém, uma frota heterogênea (FH) e viagens múltiplas (VM). Para instâncias de médio a grande porte, é utilizado um método de clustering seguido da alocação de veículos. Os resultados indicam a viabilidade de integrar até 3 VEs na frota existente, reduzindo as emissões de carbono em 20% e os custos totais de abastecimento (combustível e eletricidade) em 13%. Com base na métrica de Custo Total de Propriedade (CTP), adquirir 3 VEs é vantajoso financeiramente em relação a 3 VCIs após 8 anos. Destaca-se ainda a possibilidade de alcançar uma solução com 40% menos emissões em comparação com o cenário atual ao priorizar a redução de emissões de carbono., en=As e-commerce flourishes, companies like Leroy Merlin (LM) grapple with surging demand for home deliveries, prompting a restructuring of logistics networks under mounting pressure to curb carbon emissions. Focusing on the practical case of LM in the Lisbon region, this study addresses the integration of electric vehicles (EVs) into fleets tasked with delivering heavy items. While challenges like limited range and high purchase costs are commonly highlighted, this research emphasizes the often-overlooked factor of load capacity. A mixed integer linear programming (MILP) model was devised to optimize LM's home delivery routes with dual objectives: minimizing costs and reducing CO2 emissions. The model maintains a fixed fleet size but explores various compositions of both electric and internal combustion vehicles (ICVs). Incorporating a single depot, a heterogeneous fleet (HF), and multi-trip (MT) capabilities, the model utilizes a clustering method for medium to large-scale instances, followed by vehicle allocation. Results indicate the feasibility of integrating up to 3 EVs into the existing fleet without compromising service levels. In this scenario, carbon emissions could drop by 20%, and total feeding costs (fuel and electricity) would decrease by 13%. Furthermore, based on the Total Cost of Ownership metric (TCO), acquiring 3 EVs is financially advantageous over 3 ICVs after an 8-year period. Notably, a solution achieving a 40% reduction in emissions compared to the current scenario is attainable when prioritizing carbon emission reduction.}
novembro 22, 2023, 12:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado