Dissertação

{pt_PT=Responsabilidade Social Corporativa: Custos e Disposição a pagar} {} EVALUATED

{pt=A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um conceito fundamental para a criação de valor a longo prazo nas empresas. Assim, existe uma preocupação crescente, mas simultaneamente diferenciada, em incluir a RSC no dia a dia das empresas. De facto, as empresas preocupadas em integrá-la são valorizadas pelos stakeholders. Nesta investigação pretende-se analisar se os custos marginais de uma empresa produzir um produto socialmente responsável são crescentes e se a disposição a pagar pelos consumidores é decrescente para todas as categorias de RSC (Ambiente, Empregados, Comunidade e Governança), com o objetivo de averiguar a existência de um nível de equilíbrio para o investimento em RSC para cada uma das categorias. No seguimento da análise literária, foram realizados dois estudos: um que estimou os custos marginais associados a um produto socialmente responsável, e outro baseado em Economia Experimental de forma a inquirir quanto os consumidores estão dispostos a pagar por um determinado produto (cápsulas de café ou seguros de saúde). Conclui-se que as empresas têm margem para investirem mais nas categorias de RSC para que o equilíbrio seja atingido, sendo a categoria Comunidade a mais próxima desse ponto de equilíbrio. Apesar de existirem inquiridos indiferentes ou que até penalizaram as empresas pelas iniciativas, os promotores provocaram um impacto maior no benefício extraído do investimento realizado pelas empresas. Além disso, concluiu-se que as categorias Comunidade, Empregados e Governança foram mais premiadas no caso dos seguros de saúde e as categorias Comunidade, Empregados e Ambiente no caso das cápsulas de café., en=Corporate Social Responsibility (CSR) is a fundamental concept for the creation of long-term value in companies. Thus, there is a growing and differentiated concern to include CSR in companies on daily basis. In fact, companies concerned with integrating it are more valued by stakeholders. This investigation intends to analyse whether the marginal costs of a company producing a socially responsible product are increasing and whether the willingness to pay by consumers decreases in the level of CSR, for all categories (Environment, Employees, Community, and Governance). The aim is to verify the existence of an equilibrium level for investment in CSR for each of the categories. Following the literary analysis, two studies were carried out: one that estimated the marginal costs associated with a socially responsible product, and another based on Experimental Economics, inquiring how much consumers are willing to pay for a particular product (health insurance or coffee pods). It is concluded that companies have room to invest more in CSR categories so that the equilibrium is reached, with the Community category being the closest to that point. Although there were respondents who were indifferent or even penalise companies for their initiatives, the promoters had a greater impact on the benefit extracted from the investment made by companies. Furthermore, it can be concluded that the Community, Employees, and Governance categories received more awards in the case of health insurance and that the Community, Employees, and Environment categories received more awards for respondents in the case of coffee pods.}
{pt=Responsabilidade Social Corporativa, Categorias de RSC, Análise Custo-Benefício, Custo Marginal, Disposição a Pagar, Investimento de Equilíbrio., en=Corporate Social Responsibility, CSR Categories, Cost-Benefit Analysis, Marginal Cost, Willingness to Pay, Equilibrium Investment.}

novembro 30, 2022, 12:0

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