Dissertação

{en_GB=Kansei Engineering methodology to support the development of an innovative ready to eat algae soup} {} EVALUATED

{pt=Os avanços da tecnologia têm conduzindo as empresas a desafios no desenvolvimento de novos produtos. As ferramentas de marketing são indispensáveis para promover a criação de nichos de mercado previamente inexplorados, desenvolver e introduzir corretamente um novo produto. No presente estudo, a Engenharia Kansei (KE) - metodologia orientada para o consumidor, estudando o lado emocional do design de um produto - foi implementada para desenvolver uma inovadora sopa de algas pronta a comer. Este produto será desenvolvido pela empresa Ernesto Morgado S.A. e a KE ajudará a facilitar a sua entrada no mercado, melhorando o seu potencial de sucesso. Para além do proposto pelos autores Simon Schütte e Lluís Marco-Almagro, incluiu-se um inquérito de associação livre de palavras, no âmbito da obtenção de palavras Kansei provindas de consumidores (1431), e uma categorização de palavras, para que o cálculo da frequência das palavras auxiliasse a escolha de palavras Kansei de alta hierarquia. Esta escolha foi feita através de reuniões tanto com peritos como com a empresa e identificaram-se seis palavras: “Apelativo”, “Conveniente”, “Informativo”, “Natural”, “Nutritivo” e “Sustentável”. As ferramentas estatísticas QT1, OLR, BLR e MRA foram utilizadas para atingir linhas diretrizes para o design final do produto, com base na análise da relação entre as propriedades do produto e as palavras Kansei. Para uma otimização combinada das diferentes palavras Kansei, então o produto deve escolher utilizar um filme com janela transparente, a opção de uma consistência com pedaços, a conservação a frio, e a inclusão de informação nutricional na rotulagem. , en=Advances in technology have tremendously impacted product development, driving industries to develop new products, introducing them into the market. Marketing tools are indispensable to promote the creation of a previously untapped market niche, and to correctly develop and introduce a new product. In the present study, Kansei Engineering (KE), a consumer-oriented marketing methodology that studies the emotional aspect of a product design through statistical and mathematical models, was implemented to develop an innovative ready to eat algae soup. This product will be developed by the company Ernesto Morgado S.A. in the future and KE will help facilitate its market entry and further success. The methodology used, in addition to what the authors Simon Schütte and Lluís Marco-Almagro propose, included a free word association survey, to obtain Kansei words directly from consumers (1431), and a word categorization to include word frequency calculations and assist the selection of high-level Kansei words. This choice was made through meetings with both experts and the company, resulting in six words selected: 'Appealing', 'Convenient', 'Informative', 'Natural', 'Nourishing' and 'Sustainable'. The statistical tools, QT1, OLR, BLR and MRA were used to reach guidelines for the final product design, based on the analysis of the relationship between product properties and the emotions perceived by consumers. Should the company attempt at a combined optimisation of the different Kansei words, then a window should be present on the top sleeve, the texture should be with algae pieces, the preservation method should be refrigerated, and the labelling should include additional claims.}
{pt=Algas, Análise Estatística, Desenvolvimento de Produto, Design Emocional, Engenharia Kansei, Produtos Alimentares., en=Algae, Emotional Design, Food products, Kansei Engineering, Product Development, Statistical Analysis.}

dezembro 3, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Manuel Ferreira Monteiro

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar