Dissertação
{pt_PT=Otimização da Preparação de Encomendas no Centro de Distribuição da Worten} {} EVALUATED
{pt=A emergência do comércio online veio alterar as expectativas dos consumidores em relação à disponibilidade e apresentação dos produtos, impulsionando a evolução de cadeias de abastecimento tipicamente lineares para cadeias em rede, integrando múltiplos canais de comércio e comunicação (omnicanal) e tornando as operações mais responsivas às necessidades dos clientes. No maior centro logístico da Worten, o entreposto da Azambuja, rececionam-se, armazenam-se e preparam-se milhares de produtos que variam em dimensão, especificações de manuseamento e tipologia de armazenamento. Conjugando isto com a combinação da preparação de encomendas grandes (para lojas) e encomendas pequenas (para clientes do canal online) no mesmo espaço, surgem desafios no sentido de melhorar estes processos. De entre estes desafios, a otimização do processo de preparação de encomendas tem o maior impacto sobre o ciclo de encomendas que se reflete na disponibilidade dos artigos e tempos de espera para os clientes – fatores cuja importância tem vindo a crescer. A operação de Picking para encomendas atrai a maior parte dos recursos neste processo, sendo mais propícia a melhorias. A atribuição de localizações de armazenamento é uma decisão estratégica que condiciona a eficiência do Picking e, no armazém da Worten, esta decisão não é suportada pelos métodos mais eficazes comprovados cientificamente. Analisando o problema verificado neste caso de estudo e revendo casos similares na literatura científica, desenvolveu-se uma metodologia que classificará e alocará os artigos no armazém. Como resultado, apresenta-se uma solução integrada que será avaliada quanto à sua robustez e viabilidade de aplicação à operação da Worten. , en=The emergence of online commerce has changed consumer expectations regarding product availability and presentation, driving the evolution from typically linear to networked supply chains, integrating multiple trade and communication channels (omnichannel) and making operations more responsive to customer needs. At Worten's largest logistics center, the Azambuja warehouse, thousands of products – that vary greatly in size, handling specifications and storage typology – are received, stored and prepared. The combination of large orders (for stores) and small orders (for customers of the online channel) in the same space gives rise to challenges in order to improve these processes. The picking operation for orders attracts most of the resources in its process, making it prone to improvements. Assigning products to storage locations is a strategic decision that conditions the efficiency of picking and, at Worten, this decision is not supported by the most effective and scientifically proven methods. This work aims to analyse the implications of the problem verified in Worten's case study, review similar cases present in scientific literature and, based on these learnings, propose and develop a methodology capable of leading the work to the objectives proposed together with the company.}
janeiro 29, 2021, 11:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Associado