Dissertação

{en_GB=Improving Pricing Strategies. The Compracá Case} {} EVALUATED

{pt=A Compracá é uma empresa que opera no mercado do retalho alimentar com sete supermercados de proximidade. Com o aumento do ambiente competitivo neste mercado e com a perceção de preços por parte dos consumidores ser cada vez mais baseada em comparações, a Compracá está a enfrentar desafios no que concerne as suas estratégias de precificação. Foi aplicada uma estratégia de precificação na qual foram acompanhadas os preços dos principais concorrentes de duas lojas (Buraca e Massamá). Consoante as flutuações da concorrência, foram propostas às lojas alterações de ajustes de preços. Depois de avaliar o impacto negativo que esta estratégia teve nas receitas e nos lucros da empresa, a mesma foi considerada inviável. Para contornar esta situação foi proposta uma sugestão de melhoria da estratégia, que não pôde, no entanto, ser testada devido à escassez de dados apresentados. Foi, no entanto, possível identificar alguns problemas que poderão estar a contribuir para o insucesso das estratégias na empresa, nomeadamente: falhas de comunicação entre a administração da empresa e as lojas, a falta de disponibilidade das equipas (para recolher dados), sortidos de produtos inadequados e falta de flexibilidade para adotar novas estratégias. Por último, após algumas entrevistas com especialistas neste mercado, tornou-se claro que para melhorar as estratégias dos formatos de proximidade é urgente reconhecer que o seu propósito não é competir totalmente com as grandes cadeias de lojas, mas sim proporcionar uma experiência de compra superior, pela qual os consumidores estão dispostos a pagar um preço mais elevado., en=Compracá is a company operating in the F&G market, with seven proximity supermarkets, scattered across the most central regions of Portugal. With competition growing stronger than ever before and with customer's price perception being increasingly based on comparisons between stores, Compracá is facing challenges regarding its pricing policies. A competition-based methodology, that consisted in shadowing two stores' main competitor’s prices and consequently proposing price adjustments to Compracá’s teams, was applied. After analyzing this strategy’s negative impact on revenue and profitability, it was clear that it did not contribute to achieve the objectives initially set. To tackle these limitations, a new and improved methodology was proposed and tested; however, due to the shortage of data, its efficiency was not fully proven. Despite these setbacks, some conclusions regarding what is causing problems within the company were identified, namely communication problems between the company’s administration and the stores’ teams, the low availability displayed by the teams (for example, when collecting data that would better allow to understand consumers' attitude), unfit product assortments and lack of flexibility in what concerns adopting new pricing strategies. Lastly, and after interviewing some experts in this industry, it became clear that in order to improve the proximity format’s strategies, it is urgent to recognize that its purpose is not to fully compete with big-chain stores, but to provide a superior shopping experience for which customers are willing to pay a premium price.}
{pt=Estratégias Baseadas em Competição, Meu Super, Compracá, Margem de Lucro, Perceção de Preço, Supermercados de Proximidade, en=Competition-Based Pricing, Meu Super, Compracá, Profit Margin, Consumer’s Perception, Proximity Supermarket}

Janeiro 25, 2021, 15:30

Orientação

ORIENTADOR

Maria Margarida Martelo Catalão Lopes de Oliveira Pires Pina

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar