Dissertação

{en_GB=Development of a Business Model adapted to a R&D organization. INEGI Case Study} {} EVALUATED

{pt=A manufactura aditiva (AM) tem sido utilizada nos últimos 30 anos, principalmente na área da prototipagem. No entanto, o aumento da procura por soluções únicas abriu portas a novas oportunidades: desenvolvimento personalizado de produtos e soluções utilizando tecnologias AM. Esta dissertação surge como um estudo à atractividade desta tecnologia perante a indústria, bem como perceber quais as suas vantagens e desvantagens, tendo como principal objectivo a criação de um modelo de negócio para um novo serviço que utilize a AM. No final, foi possível aferir que a melhor solução para este novo serviço seria reger-se por um modelo de negócios de complementaridade. Sendo que as vantagens mais apontadas pelas entidades entrevistadas se baseiam no apoio à produção, seria de valor para o serviço em questão trabalhar em conjunto com a unidade especializada em sistemas produtivos – tirando proveito do seu conhecimento e da sua carteira de clientes já existente. , en=Additive manufacturing (AM) is being used for the past 30 years. However, it is only now that its full potential is being explored by companies. Until recently, AM was mainly used to produce prototypes of products in early development stages. Yet, the increasing demand for customised solutions created an opportunity for companies when using AM technologies: customised products and solutions at a much lower price than the ones produced by conventional methods. The purpose of the present paper is to analyse the attractiveness of a potential new service that takes advantage of AM technologies. By the end of this research, it was possible to conclude that this is indeed a good market to explore and that the best suitable option of a business model for the new service would be one of complementarities. The advantages pointed out by potential clients relied on productive systems, and since there is a team specialized on this matter within the business unit where this new service will be inserted, it would be of value for both of them to combine their knowledge. }
{pt=Manufactura Adivitiva, Serviços, Análise Interna, Análise Externa, Modelo de Negócios, Plano de Negócios., en=Additive Manufacturing, Services, Internal Analysis, External Analysis, Business Model, Business Plan.}

Junho 17, 2019, 12:30

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Cerqueira de Sousa Gouveia Carvalho

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado