Dissertação
{pt_PT=Avaliação de alternativas de intervenção na Organização da Distribuição de Mercadorias: a distribuição de bebidas na Baixa de Lisboa} {} EVALUATED
{pt=Os grandes centros urbanos cada vez mais são alvo do interesse das populações, é lá que se encontram concentradas as atividades de comércio e serviços, originando grandes fluxos populacionais e por sua vez grandes necessidades de abastecimento, distribuição de bens e produtos. Em resultado disso as cidades vêm os fluxos de mercadorias e pessoas a aumentar e sofrem consequências cada vez maiores ao nível do congestionamento, ruido, poluição atmosférica, alterações climatéricas e por sua vez, perda de qualidade de vida. O sector dos transportes, mais concretamente a logística urbana debruça-se exatamente sobre o estudo do abastecimento e distribuição de mercadorias em meio urbano. A Europa, desde finais do séc. XX, deu o ”pontapé-de-saída” às primeiras investigações dedicadas à temática da logística urbana. Já Portugal, mais concretamente a cidade de Lisboa, só em inícios do séc. XXI é que se debruçou sobre o assunto. A nível internacional toda a abordagem realizada a este tema tem sido referenciada por city logistics. O presente documento, dedica-se à avaliação de alternativas de intervenção que melhorem a fase final de distribuição de bebidas na baixa de Lisboa. É proposto um modelo construído com o apoio da UNICER seguindo uma metodologia de avaliação multicritério com o operador de agregação MACBETH. No cômputo geral foram identificados critérios e descritores que impactam no resultado final tendo sido avaliadas setes alternativas cujo resultado final foi a recomendação da implementação de um centro de distribuição urbano. Esta recomendação foi antecedida por uma análise de resultados e custo de investimento-valor agregado. , en=The large urban centers are increasingly deserving the interest of the people, it is these centers that are concentrated the commerce and service activities, leading to large population flows and in turn huge needs of supply and distribution of goods and products. As a result cities watch the flow of goods and people increase and they suffer bigger consequences in congestion impact, noise, air pollution, climate change and in turn, loss of quality of life. The transport sector, specifically urban logistics focuses exactly on the study of the supply and distribution of goods in urban areas, taking into account all the specifics and restrictions contained there. Europe, since the end of the 20th century gave the “kick-off” to the first investigations devoted to the theme of urban logistics. Portugal, more specifically the city of Lisbon, only in the beginning of the 21st century has been paying attention to this subject. Internationally speaking, the whole approach made to this topic has been referenced by city logistics. This paper is dedicated to the evaluation of intervention alternatives to improve the final phase of beverages distribution in downtown Lisbon. It is proposed a model built for UNICER following a multi-criteria assessment with the MACBETH methodology. On the general balance were identified criteria and descriptors of performance, and seven alternatives were evaluated. The results obtained showed that the most overall attractive alternative is to implement an urban distribution center, which is also the preferred option identified in a investment cost-global value analysis. }
dezembro 10, 2015, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Associado