Dissertação

{pt_PT=Implementação de um Warehouse Management System O Caso da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas} {} EVALUATED

{pt=A estratégia de crescimento da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) assenta, em parte, na redução dos custos. Do conjunto de iniciativas levadas a cabo para atingir esta redução, destaca-se a implementação de um Warehouse Management System (WMS) nos armazéns de produto acabado (PA) da fábrica de Vialonga desta empresa. O problema em análise nesta dissertação consiste em determinar quais os benefícios e custos que se espera que esta implementação traga à SCC assim como em determinar qual o sistema que melhor se adequa às suas necessidades e qual a empresa que deve ser responsável pela sua implementação. Para resolver o problema descrito, começa-se por reunir informação relevante sobre os principais processos que ocorrem nos armazéns referidos sendo realizadas algumas conclusões sobre a situação atual dos mesmos e dos principais motivos que levaram a empresa a querer investir na implementação de um WMS. De seguida e tendo como base o levantamento da literatura feito, é proposta uma metodologia dividida em duas etapas, uma para auxiliar a SCC a determinar os ganhos e custos que se espera que a aquisição do WMS traga e outra para auxiliar na escolha do sistema e respetiva empresa implementadora. A aplicação desta metodologia ao caso da empresa portuguesa permitiu concluir que esta deve esperar um VAL mínimo de 529 201€ e um Payback Period máximo de 2,5 anos com a implementação do WMS e que o sistema SAP EWM 7.0 EHP 2 se adequa às suas necessidades. , en=The growth strategy of Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) is based, partly, in cost reduction. The set of initiatives taken to achieve this reduction include the implementation of a Warehouse Management System (WMS) in the finished product warehouses of this company’s Vialonga plant. The problem analyzed in this work is the determination of all the benefits and costs that this implementation is expected to bring as well as the determination of which system best meets SCC’s needs and which company should be responsible for its implementation. To solve the problem described, relevant information on key processes occurring in the finished product warehouses is gathered and some conclusions about the current situation of these warehouses and the main reasons that led the company to want to invest in the implementation of a WMS are made. Based on the literature review a methodology is proposed, divided in two stages, one for determining the benefits and costs to be expected with WMS acquisition and the other to choose the system and company responsible for its implementation. The application of these methodologies to the case of the Portuguese company shows that a minimum of € 529,201 on Return on Investment and a maximum Payback Period of 2.5 years should be expected with the implementation of a WMS and that SAP EWM system 7.0 EHP 2 suits the company needs. }
{pt=Warehouse Management System, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Gestão de Armazéns, Business Case, Seleção Sistema, en=Warehouse Management System, Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, Warehouse Management, Business Case, Software Selection}

novembro 26, 2015, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Susana Isabel Carvalho Relvas

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Auxiliar