Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Operações e Logística

Activa nos planos curriculares

Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Gestão Industrial e Ambiente > Sistemas Industriais na Era Digital

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Sistemas Industriais na Era Digital

Nível

Avaliação Contínua - 100% a) Questionários online individuais - 25% Objetivo é avaliar o conhecimento obtido sobre o conteúdo programático por meio de perguntas de resposta curta. Serão avaliados a compreensão dos conceitos, a análise de exemplos reais e questões relacionadas aos seminários da UC. b) 1 projeto de grupo - 75% Trabalho sobre um tema atribuído aleatoriamente. Serão produzidos dois resultados: um vídeo online até 3 minutos e um relatório em inglês.

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

63.0 h/semestre

Objectivos

Esta UC tem como objetivo principal apresentar aos alunos as necessidades e os desafios da(s) profissão(ões) em Engenharia e Gestão Industrial no contexto tecnológico da era digital. Esta UC tem como objetivo contribuir amplamente para a formação de engenheiros em: Concepção, Projeto, Implementação e Sistemas Operacionais no Contexto Empresarial, Societal e Ambiental. Nesse componente, focamos no desenvolvimento de competências em: - Contexto Externo, Societal e Ambiental; - Contexto Empresarial e de Negócios; - Concepção, Engenharia e Gestão de Sistemas.

Programa

1 - Introdução: Profissão(ões) em Engenharia e Gestão Industrial e Mind Map Tecnológico com breves definições das diferentes tecnologias 2 - Transformação Digital: Evolução, Perspectiva Holística, Onde acontece, elementos essenciais e objetivos estratégicos; Transformação digital e setores industriais 3 - Internet das Coisas (IoT): Visão Geral, Evolução, Crescimento e Definição; Internet Industrial das Coisas (IIoT); Tendências da IoT; IoT e setores da indústria 4 - Indústria 4.0 (I4.0): Visão Geral, Evolução e Definição; I4.0 e Internet Industrial; Benefícios, Estratégia e Implementação; Blocos de construção; A pirâmide de automação; Princípios de design; I4.0 Tendências; Indústria inteligente; Logística 4.0 5 - Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, computação em nuvem e outras 6 - Seminários Temáticos: Com convidados académicos e de empresas

Metodologia de avaliação

Avaliação Contínua - 100% a) Questionários online individuais - 25% Objetivo é avaliar o conhecimento obtido sobre o conteúdo programático por meio de perguntas de resposta curta. Serão avaliados a compreensão dos conceitos, a análise de exemplos reais e questões relacionadas aos seminários da UC. b) 1 projeto de grupo - 75% Trabalho sobre um tema atribuído aleatoriamente. Serão produzidos dois resultados: um vídeo online até 3 minutos e um relatório em inglês.

Pré-requisitos

Esta UC não tem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

0% de aulas de laboratório.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Esta UC não tem componente de Programação e Computação.

Componente de Competências Transversais

As competências transversais presentes nesta UC são: Pensamento crítico e inovador - pensamento estratégico, criatividade e pensamento crítico, principalmente no projeto do grupo e no desenvolvimento dos dois entregáveis - por exemplo, para desenvolver uma análise SWOT de uma determinada tecnologia ou no foco na produção de um vídeo atrativo a partir das informações recolhidas da literatura num curto espaço de tempo; Competências intrapessoais e interpessoais - produtividade e gestão de tempo, comunicação escrita e oral, trabalho em equipa, sendo que estas competências estarão presentes no projeto de grupo e também nos questionários. Literacia da Informação e dos Media - Uso de ferramentas computacionais e de multimédia na perspectiva do utilizador, estruturando relatórios. Estas competências serão reforçadas através da preparação dos entregáveis do projeto. A avaliação destes componentes nos diferentes métodos de avaliação corresponderá a um total de 30% da avaliação da UC.

Bibliografia

Principal

The Impact of Industry 4.0 on the Supply Chain

Pfohl, Hans-Christian; Yahsi, Burak; Kurnaz, Tamer

2015

In: Kersten, Wolfgang Blecker, Thorsten Ringle, Christian M. 978-3-7375-4059-9 (Ed.): Innovations and Strategies for Logistics and Supply Chains: Technologies, Business Models and Risk Management. Proceedings of the Hamburg International Conference of Logistics (HICL), Vol. 20, epubli GmbH, Berlin, pp. 31-58