Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

Min-DT 2021 > Min-DT 2021 > Gestão de Inovação e Design Thinking

Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Gestão Industrial e Ambiente > Gestão de Inovação e Design Thinking

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MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Gestão de Inovação e Design Thinking

Nível

Avaliação: trabalho realizado durante o semestre e o desenvolvimento de um projeto apresentado em duas sessões: 1) pitch da ideia e construção da equipa (40%); 2) apresentações finais (60%).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Este curso apresenta aos alunos o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes disciplinas. O Design Thinking tem emergido como uma abordagem fundamental para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural, e também para criar uma cultura inovadora em start-ups, PMEs ou grandes empresas. O Design Thinking é assim uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Neste contexto, a disciplina incorpora também o papel do utilizador nos processos de inovação (user innovation) e a crescente importância da experiencia dos utilizadores de produtos e serviços nos processos de design e produção.

Programa

• Introdução à Inovação Estratégica • Design Thinking como fonte de vantage competitiva • Overview do processo de Design Thinking: o ponto de vista do designer e a identificação de necessidades não satisfeitas • Aplicar o Design thinking ao processo de desenvolvimento de ideias • Inspiração pela empatia e investigação qualitativa • Criatividade, espaço e tecnicas de geração de ideias • Tecnicas de prototipagem rapida • Inovação pelo utilizador • Experiência do utilizador e inovação centrada no utilizador • Implementação do Design Thinking nas organizações e equipas

Metodologia de avaliação

Avaliação: trabalho realizado durante o semestre e o desenvolvimento de um projeto apresentado em duas sessões: 1) pitch da ideia e construção da equipa (40%); 2) apresentações finais (60%).

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit

Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie

2011

COLUMBIA UNIVERSITY PRES


Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation

Tim Brown

2009

HarperCollins


Democratizing Innovation

Eric von Hippel

2055

MIT Press