Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Gestão de Inovação e Design Thinking

Nível

A avaliação consistirá na realização de um projeto (100%), que é desenvolvido ao longo do semestre e apoiado nas aulas. Este tem quatro entregas e fontes de avaliação: 1) Regras de investigação (15%); 2) Protótipo da ideia e video do processo de geração da ideia (25%); 3) apresentação final (25%) e 4) relatório a descrever o processo (25%). Os restantes 10% estão reservados a participação e auto-avaliação. Neste projeto espera-se que os alunos ponham em prática o método de design thinking a um problema que é lançado pelos docentes no inicio do semestre.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Este curso apresenta aos alunos o conceito de Design Thinking, uma abordagem de inovação e resolução criativa de problemas que pode ser usado em diferentes disciplinas. Design Thinking é assim uma abordagem centrada nas pessoas e um processo de imersão, que promove a criatividade em torno de áreas de oportunidade. Design Thinking tornou-se uma abordagem interessante para enfrentar desafios complexos ao nível empresarial, social e cultural e também para criar uma cultura inovadora em startups, PME's ou grandes corporações. Neste contexto, a disciplina incorpora também o papel do utilizador nos processos de inovação e a preocupação crescente do feedback da experiencia dos utilizadores de produtos e serviços que alimentam os processos de inovação. No fim da disciplina, os alunos estarão familiarizados com a metodologia de Design Thinking, compreendido os passos do seu processo, e terão aprendido como aplicá-la aos processos de inovação.

Programa

•Introducção à inovação estratégica • O Design Thinking como fonte de vantagem competitiva • O Processo de Design Thinking Process • Aplicar o Design Thinking ao desenvolvimento de ideias • Inspiração pela empatia e investigação quantitativa • Creatividade, espaços e tecnicas de geração de ideias • Prototipagem • Inovação pelo utilizador • Experiência do utilizador e inovação centrada no utilizador • Implementar o Design Thinking em organizações e equipas

Metodologia de avaliação

A avaliação consistirá na realização de um projeto (100%), que é desenvolvido ao longo do semestre e apoiado nas aulas. Este tem quatro entregas e fontes de avaliação: 1) Regras de investigação (15%); 2) Protótipo da ideia e video do processo de geração da ideia (25%); 3) apresentação final (25%) e 4) relatório a descrever o processo (25%). Os restantes 10% estão reservados a participação e auto-avaliação. Neste projeto espera-se que os alunos ponham em prática o método de design thinking a um problema que é lançado pelos docentes no inicio do semestre.

Bibliografia

Principal

Designing for Growth: A manager’s design thinking toolkit

Jeanne Liedtka and Tim Ogilvie

2011

COLUMBIA UNIVERSITY PRES


Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation

Tim Brown

2009

HarperCollins


Democratizing Innovation

Eric von Hippel

2055

MIT Press