Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Opções > Engenharia Económica (Ead)

Nível

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.495 h/semana

208.0 h/semestre

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objectivo fundamental proporcionar ao aluno, conhecimento teórico-prático adequado à análise de decisões de investimento nas empresas. Este conhecimento será adquirido pela aprendizagem sobre as fontes de informação financeira disponíveis e pelo estudo de viabilidade económico-financeira de projectos de investimento. Espera-se que cada aluno aprenda a: - Seleccionar os critérios de avaliação adequados ao tipo de investimento em estudo (VAL, TIR, Payback Period); - Aplicar os critérios de avaliação para valorização de investimentos financeiros e reais; - Escolher entre investimentos alternativos, mutuamente exclusivos, com horizontes temporais diferentes ou com restrições orçamentais.

Programa

1.Princípios de Cálculo Financeiro: A dimensão tempo, a actualização e a capitalização; Juros simples e compostos; Anuidades e perpetuidades; valor Actual e Custo de Oportunidade. 2.Planeamento e Análise Financeira: Principais documentos financeiros; Indicadores económico-financeiros e de funcionamento; 3.Critérios de Análise da Rendibilidade de Projectos de Investimento: O Valor Actual Líquido (VAL); A Taxa Interna de Rendibilidade (TIR);Outros critérios de rendibilidade; 4.Selecção entre Investimentos Alternativos: Cash Flows diferenciais e análise de investimentos de substituição; Análise de investimentos de diferente duração e ciclo de vida; O timing óptimo do investimento e o diferimento da decisão de investir; Restrições orçamentais.

Metodologia de avaliação

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Bibliografia

Principal

Avaliação de Projectos de Investimentos na Óptica Empresarial

Soares, J., Fernandes, A., Março, A. E Marques, J.

2006

Edições Sílabo


Princípios de Finanças Empresariais

Brealey, R., Myers, S. e F. Allen

2007

McGraw-Hill


Corporate Finance Fundamentals

Ross, S., Westerfield, R. e Jordan, B.

2005

Corporate Finance Fundamentals. McGraw-Hill