Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação

Activa nos planos curriculares

MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Opções > Gestão de Projetos de Engenharia (Ead)

Nível

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.529 h/semana

210.0 h/semestre

Objectivos

Pretendemos facilitar o processo de criação de conhecimento no que diz respeito aos fundamentos da Gestão de Projetos (GP) numa base contextualizada por um conjunto de atores e processos que têm de identificar, recursos (e sua escassez), risco, boa comunicação, e stakeholders. Os alunos terão de aplicar um plano de projeto, calendarizar, alocar recursos, monitorizar e controlar o projeto, de forma a construírem competências que lhes permitam gerir melhor projetos. Com esta abordagem pretendemos facilitar a construção de conhecimento individual e de equipa.

Programa

1) Abordagem Genérica à Gestão de Projectos. 2) Actividades, processos, tarefas. 3) Fases do projecto. 4) Equipas e grupos. 5) Competências de comunicação, comunicação organizacional (informal, formal, interna e externa). Validação da Comunicação (tipo 2). Relatórios. Infraestrutura de suporte para a informação e comunicação. 6) Projectos de tipos diferentes. Competências chave para gerir um projecto. 7) Âmbito do Projecto. 8) WBS. 9) Planeamento com PERT e GANT, e critical path. 10) Gestão do tempo. 11) Alocação de recursos. 12) Custos, estimativas e controlo. 13) Gestão de risco. Árvores de decisão, tabelas de decisão, valor esperado, funções de utilidade 14) Earned Value Management. 15) Procurement, Negociação. 16) Conclusão (fecho) e aprendizagem (Lessons learned). 17) Critical Chain e AGILE. 18) Responsabilidade ética e social

Metodologia de avaliação

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Critical Chain

Eliyahu M. Goldratt

1997

North River Press


Managing Telecommunications Projects

Celia Desmond

2010

Wiley, IEEE Press


A Guide to the Project Management Body of Knowledge

PMI

2008

PMBOK Guide