Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação

Activa nos planos curriculares

MISE2013 > MISE2013 > 2º Ciclo > Opções > Gestão de Projetos de Engenharia (Ead)

Nível

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.529 h/semana

210.0 h/semestre

Objectivos

Pretendemos facilitar o processo de criação de conhecimento no que diz respeito aos fundamentos da Gestão de Projetos (GP) numa base contextualizada por um conjunto de atores e processos que têm de identificar, recursos (e sua escassez), risco, boa comunicação, e stakeholders. Os alunos terão de aplicar um plano de projeto, calendarizar, alocar recursos, monitorizar e controlar o projeto, de forma a construírem competências que lhes permitam gerir melhor projetos. Com esta abordagem pretendemos facilitar a construção de conhecimento individual e de equipa.

Programa

1) Abordagem Genérica à Gestão de Projectos. 2) Actividades, processos, tarefas. 3) Fases do projecto. 4) Equipas e grupos. 5) Competências de comunicação, comunicação organizacional (informal, formal, interna e externa). Validação da Comunicação (tipo 2). Relatórios. Infraestrutura de suporte para a informação e comunicação. 6) Projectos de tipos diferentes. Competências chave para gerir um projecto. 7) Âmbito do Projecto. 8) WBS. 9) Planeamento com PERT e GANT, e critical path. 10) Gestão do tempo. 11) Alocação de recursos. 12) Custos, estimativas e controlo. 13) Gestão de risco. Árvores de decisão, tabelas de decisão, valor esperado, funções de utilidade 14) Earned Value Management. 15) Procurement, Negociação. 16) Conclusão (fecho) e aprendizagem (Lessons learned). 17) Critical Chain e AGILE. 18) Responsabilidade ética e social

Metodologia de avaliação

A avaliação tem carácter individual e implica a coexistência de duas modalidades: avaliação contínua (60%) e avaliação final (40%). Essa avaliação será desenvolvida na aplicação de formas diversificadas, definidas no Contrato de Aprendizagem da unidade curricular.

Bibliografia

Principal

Critical Chain

Eliyahu M. Goldratt

1997

North River Press


Managing Telecommunications Projects

Celia Desmond

2010

Wiley, IEEE Press


A Guide to the Project Management Body of Knowledge

PMI

2008

PMBOK Guide