Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

DEAEGest2006 > DEAEGest2006 > 3º Ciclo > Opcional I > Estratégia e Desenvolvimento Organizacional

Nível

Exame Final e Projecto

Tipo

Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

O programa da cadeira faz a introdução aos principais conceitos teóricos da área científica de estratégia e organizações assim como às duas principais metodologias de análise que se utilizam: quantitativas e qualitativas.

Programa

1 - Estado da arte: principais conceitos de estratégia; como obter vantagens competitivas em mercados domésticos, internacionais e globais; 2 - Desenho, implementação e reporte de trabalhos de investigação: o processo de investigação, investigação quantitativa vs qualitativa, dados secundários vs primários; survey research, desenho e utilização de questionários, medição de conceitos e tipos de escalas, amostragem, obtenção, tratamento dos dados, e reporte da investigação; 3 - Análise qualitativa: desenho e métodos em investigação no estudo de casos; 4 ? Análise quantitativa: Técnicas de estatística multivariada: análise de componentes principais e análise factorial (SPSS); 5 - Estratégia e Desenvolvimento Organizacional num contexto global: Os temas a desenvolver serão três: Estratégia no Ambiente Global - Analisar-se-ão as motivações para a expansão internacional, os principais dilemas estratégicos, as diferenças: culturais, administrativa, económica e a aplicação de estratégias para gerir as diferenças: adaptação, agregação, e arbitrage. Gestão de Empresas em Rede - As estratégias competitivas das empresas em rede têm desafios estratégicos característicos. Quando os efeitos de rede são intensos, as industrias raramente suportam mais do que algumas plataformas. Há grandes lucros em estratégias Winner-take-all, mas os erros são comuns quando as empresas tentam criar outras redes. As dinâmicas Winner-take-all têm implicações profundas para as decisões estratégicas e de financiamento e organização, e Competindo com Modelos de Negócio ? O Dilema da Vantagem Competitiva onde se irão estudar as seguintes questões: O que é um bom modelo de negócio? Como se processa a interacção entre os modelos de negócio dos vários participantes?

Metodologia de avaliação

Exame Final e Projecto

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Multivariate Data Analysis

Hair, Black, Babin, Anderson and Tatham

2006

6th ed., Pearson/ Prentice Hall


Crafting and Executing Strategy: The Quest for Competitive Advantage: Concepts and Cases

Thompson & Strickland & John Gamble

2008

McGraw Hill


Case Study Research: Design and Methods (Applied Social Research Methods)

Robert K.Yin

2009

4th ed. Newbury Park, Sage Publications


Secundária

Business research methods

Cooper, D. R. and Schindler P.S.

2008

10th ed., McGraw-Hill/Irwin


Research methods for business: A skill-building approach

Sekaran, U.,

2002

4th ed., Wiley


Gestão Estratégica ? Conceitos Modelos e Instrumentos

António J. Robalo Santos

2008

Escolar Editora


Qualitative Research and Case Study Applications in Education

Sharan Merrian

1998

Jossey Bass


Case Study Research ? Principles and Practices

Gerring, J.,

2007

Cambridge University Press


Business Research Methods

Zikmund, William

2003

7th ed., South-Western/Thomson Learning


Using multivariate statistics

Tabachnick, B. and Fidell, L.,

2007

Pearson International Edition