Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo

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MEBiol 2006 > MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opções Livres > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

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Nível

Monografia individual - texto escrito com uma extensão de 2500 - 5000 palavras incluindo referências de revistas científicas recomendadas sobre um tema de inovação e/ou desenvolvimento sustentável Trabalho de grupo (Projeto) - apresentação oral e discussão durante o semestre ('pitch presentation' em Novembro and apresentação final em Dezembro) e relatório final (10000 a 12000 palavras) submetido no início de Janeiro, realizado por um grupo de três estudantes sobre uma tema previamente aceite de uma lista proposta pelos professores coordenadores. A participação nos Seminários é registada em cada sessão através um Google Form Nota Final = 40% (Monografia individual) + 40% (Trabalho de Grupo) + 10% (Participação) + 10% (competências transversais) Participação Mínima = 75% do número total de sessões que incluem a apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Contributos da engenharia para a Inovação e para o Desenvolvimento Sustentável, com enfoque explícito nos aspetos multidisciplinares. Casos de inovação de todo o mundo e de Portugal: oportunidades e prospetivas. Visão geral da Inovation, abordagem histórica e tendências futuras. Exploração da inovation e da produtividade, com visões sobre desenvolvimentos de produto e de processo. Exploração da inovação e da mudança organizacional. Desenvolvimento sustentável em diferentes sistemas (territorial, produtivo, de serviços, ambiental) e visão geral técnica e sócio-técnica.

Programa

Perspectiva histórica da Inovação; Capital humano e inovação; Políticas públicas; Ciência e tecnologia; Tecnologias da informação; Mudanças sociais; Propriedade Industrial; Criação de novas empresas; Casos de inovação: sucessos e fracassos; Inovação de produtos, processos e organizacionais; Desenvolvimento sustentável e pegada ecológica. Cidades em rede. Mobilidade. Necessidades de água e sua distribuição. Desertificação. Metabolismos económicos. Recursos, resíduos e reciclagem. Logística inversa. Energia. Balanço global da energia. Energias renováveis. O Mar: seu potencial e sustentabilidade de recursos.

Metodologia de avaliação

Monografia individual - texto escrito com uma extensão de 2500 - 5000 palavras incluindo referências de revistas científicas recomendadas sobre um tema de inovação e/ou desenvolvimento sustentável Trabalho de grupo (Projeto) - apresentação oral e discussão durante o semestre ('pitch presentation' em Novembro and apresentação final em Dezembro) e relatório final (10000 a 12000 palavras) submetido no início de Janeiro, realizado por um grupo de três estudantes sobre uma tema previamente aceite de uma lista proposta pelos professores coordenadores. A participação nos Seminários é registada em cada sessão através um Google Form Nota Final = 40% (Monografia individual) + 40% (Trabalho de Grupo) + 10% (Participação) + 10% (competências transversais) Participação Mínima = 75% do número total de sessões que incluem a apresentação e discussão dos trabalhos de grupo.

Pré-requisitos

Último ano de curso de Mestrado em engenharia ou arquitetura.

Componente Laboratorial

Não aplicável.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável.

Componente de Competências Transversais

Competências intra e interpessoais, auto-disciplina e auto-motivação desenvolvidas através das apresentações orais e escritas do trabalho de grupo (projeto). Cidadania global desenvolvida através do respeito da diversidade e da compreensão intercultural (grupos de alunos de diferentes nacionalidades e escolas). Literacia sobre informação e media desenvolvida através da pesquisa e análise de informação da internet e media. A percentagem da avaliação destas competências transversais é de 10% da nota final. componente de competências transversais - 10%.

Bibliografia

Principal

The Brundtland Report

WCED-World Comission on Environment and Development

2021/2022

1987, United Nations


Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth

Wackernagel, Mathis e William Rees

2021/2022

1996, New Society Publishers, Gabriola Island, British Columbia, Canada


Science and Innovation Policy - Key Challenges and Opportunities

Vários

2021/2022

2004, OECD


International Handbook on Innovation

Vários

2021/2022

2003, Elsevier Science


Momentos de Inovação e Engenharia em Portugal no século XX

M. Heitor, J.M.B. Brito, M.F. Rollo (eds.)

2021/2022

2004, Dom Quixote, Lisboa