Disciplina

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Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização

Activa nos planos curriculares

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MEQ 2021 > MEQ 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

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MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Opções > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

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MEMat 2006 > MEMat 2006 > 2º Ciclo > Opção 3 > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEAmb 2006 > MEAmb 2006 > 2º Ciclo > Perfil > Perfil de Tecnologias Ambientais > Opções 2º Ano > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEQ 2006 > MEQ 2006 > 2º Ciclo > Opções > Minors > Gestão Industrial > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEMec 2006 > MEMec 2006 > 2º Ciclo > Opções Gerais > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Opção 2 Livre > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEBiol 2006 > MEBiol 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opções Livres > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

MEAer 2006 > MEAer 2006 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Aviónica > Opções de Aviónica > 9º Semestre de Aviónica > Seminários sobre Inovação e Desenvolvimento Sustentável

Nível

A disciplina é avaliada por uma componente presencial (20%), uma pequena monografia intercalar individual (30%) um trabalho realizado em grupo (50%). Análise monográfica sucinta escrita (max. 1500 palavras) de um artigo fornecido por um dos convidados dos Seminários. O Trabalho de grupo (relatório escrito, apresentação e discussão oral) realizado por 3 alunos, de pelo menos dois cursos distintos, sobre um dos temas propostos.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

6.0 h/semana

84.0 h/semestre

Objectivos

Análise de diferentes contributos da engenharia e, em particular, do seu ensino e das suas práticas, para a Inovação e o Desenvolvimento Sustentável, com enfoque em temas indiscutivelmente multidisciplinares: A Inovação e ciência em Portugal: que relações e oportunidades no espaço europeu. A Inovação e história: reflectir sobre o atraso estrutural português. A Inovação e produtividade: Desenvolvimento de produto e/ou optimização de processos. A Inovação e mudança organizacional O Desenvolvimento Sustentável nos os sistemas territoriais, os sistemas produtivos e o mar, explicitando a interacção entre as questões ambientais, sociais e económicas, o que implica transformar o referencial científico clássico num novo paradigma crescentemente de conhecimento e iteração multidisciplinar.

Programa

Perspectiva histórica da Inovação; Planeamento da Inovação; Projecção de filme sobre a Engenharia Portuguesa no século XX; Capital humano e inovação; Políticas públicas; Ciência e tecnologia; Tecnologias de informação; Evolução da sociedade; Propriedade industrial; Criação de novas empresas; O atraso português vs. as oportunidades; Casos concretos de inovação: êxitos e fracassos; inovação de produto; Inovação de processo; Inovação organizacional; Inovação, arte e ciência; A complexidade da inovação no quadro da sociedade do conhecimento. Introdução aos conceitos de Desenvolvimento Sustentável. A pegada ecológica Cidades em rede, cidades sem rede. Mobilidade.A construção no território. A água no espaço urbano. A desertificação. Sistema Produtivo e a Ecologia industrial. Metabolismo da economia. Recursos, resíduos e reciclagem. A logística inversa. Energia. Balanço energético global. Energias renováveis. Atmosfera, emissões e mudanças climáticas. O Mar: Potencial e sustentabilidade dos recursos - o caso das pescas. Transportes marítimos.Ambiente marinho no litoral português Gestão sustentável da orla costeira e segurança.

Metodologia de avaliação

A disciplina é avaliada por uma componente presencial (20%), uma pequena monografia intercalar individual (30%) um trabalho realizado em grupo (50%). Análise monográfica sucinta escrita (max. 1500 palavras) de um artigo fornecido por um dos convidados dos Seminários. O Trabalho de grupo (relatório escrito, apresentação e discussão oral) realizado por 3 alunos, de pelo menos dois cursos distintos, sobre um dos temas propostos.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

The Brundtland Report

WCED-World Comission on Environment and Development

1987

United Nations


Our Ecological Footprint - Reducing Human Impact on the Earth

Wackernagel, Mathis e William Rees

1996

New Society Publishers, Gabriola Island, British Columbia, Canada


Science and Innovation Policy - Key Challenges and Opportunities

varios

2004

OECD


International Handbook on Innovation

vários

2003

Elsevier Science


Momentos de Inovação e Engenharia em Portugal no século XX

M. Heitor, J.M.B. Brito, M.F. Rollo (eds.)

2004

Dom Quixote, Lisboa