Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Operações e Logística

Activa nos planos curriculares

DFAL2007 > DFAL2007 > 3º Ciclo > Tronco Comum > Gestão da Cadeia Logística

Nível

Um exame que é eliminatório (se a nota obtida for inferior a 10 valores, 60 % ). A apresentação e resolução dos casos de estudo e participação no jogo de gestão ( 10%). O Trabalho de análise de uma cadeia logística de abastecimento (30% )

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

Objectivos

No âmbito desta disciplina pretende-se transmitir uma visão global/integrada dos aspectos essenciais da gestão de Cadeias Logísticas, associadas a cadeias de abastecimento e distribuição. A matéria leccionada engloba os conceitos fundamentais, as tecnologias de suporte, as decisões estratégicas, a gestão e planeamento da cadeia logística, as cadeias de logística inversa, as cadeias sectoriais e internacionais, e o custeio e performance da cadeia logística.

Programa

1. INTEGRAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA A cadeia logística de abastecimento; Serviço a clientes; O contexto actual Integração da cadeia logística; Impacto nas áreas logísticas 2. VISÃO ESTRATÉGICA DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE SUPORTE Transferência electrónica de dados via EDI (inclui Caso de estudo); Codificação standard / código de barras; Sistemas de informação automática; Internet 3. CONFIGURAÇÃO DA CADEIA LOGÍSTICA: DECISÕES ESTRATÉGICAS/ESTRUTURAIS Decisões Estratégicas; Estratégia dos canais de distribuição; Estratégia de Postponement Opção pela externalização das operações logísticas; Configuração da cadeia logística Caso de Estudo: Companhia XY 4. GESTÃO ESTRATÉGICA DA CADEIA LOGÍSTICA Paradigmas tradicionais (inclui Jogo de gestão da cadeia logística); Estratégia push vs. Estratégia pull; Estratégias de relacionamento com os parceiros Estratégias de colaboração (VMI, CRP, SBO, JIT, ECR, CPFR, 4PL) 5. PLANEAMENTO TÁCTICO DA CADEIA LOGÍSTICA Gestão e planeamento da procura; Planeamento push: da distribuição (DRP, DRPII, QR); dos materiais (MRP, MRPII, JIT); Planeamento pull; Planeamento da produção e das compras; Planeamento integrado (Sistemas ERP, etc); Planeamento colaborativo 6. ANÁLISE DE CADEIAS LOGÍSTICAS SECTORIAIS Sector da Saúde (produtos farmacêuticos, material de consumo clínico, etc); Retalho Directo via internet; Outros sectores Trabalho de análise de uma cadeia logística de abastecimento 7. CADEIA LOGÍSTICA INVERSA Contexto; Processos de retorno; Logística Inversa 8. ANÁLISE DE EFICIENCIA DAS CADEIAS LOGÍSTICAS Custeio Logístico (ABC, DPP, CPA); Avaliação de performance

Metodologia de avaliação

Um exame que é eliminatório (se a nota obtida for inferior a 10 valores, 60 % ). A apresentação e resolução dos casos de estudo e participação no jogo de gestão ( 10%). O Trabalho de análise de uma cadeia logística de abastecimento (30% )

Bibliografia

Principal

Global Operations and Logistics

Dornier, P., Ernst, R., Fender, M. and Kouvelis, P. John,

0

Wiley & Sons, Inc, USA


Logistics and Supply Chain Management: Strategies for Reducing Costs and Improving Services

Christopher, M.

1992

Pitman Publishing, London


Business Logistics Management

Ballou, R. H.

1999

4th Edition, Prentice-Hall International, Inc.


Strategic Supply Chain Alignment

Gattorna, John

1998

Gower Publishing Company