Disciplina
Marketing para a Logística
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
Activa nos planos curriculares
DFAL2007 > DFAL2007 > 3º Ciclo > Tronco Comum > Marketing para a Logística
Nível
40% Caso de estudo 60% Exame
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
Objectivos
Aprofundar o entendimento dos objectivos da gestão e do conceito de marketing na óptica da empresa como marca, gestão da imagem e impacto sobre a competitividade organizacional. Evolução do pensamento estratégico da gestão da imagem e reputação, das relações públicas ao conceito de reputação organizacional.
Programa
O processo do marketing estratégico: análise, planeamento, execução e controlo. Análise de oportunidades e definição de objectivos de marketing. Análise da concorrência e posição estratégica da empresa. O potencial de desenvolvimento da empresa. Previsão da procura. Comportamento do comprador. Segmentação, targeting e posicionamento no mercado. Estratégias de marketing. O plano de marketing. Sistemas de controlo de marketing.
Metodologia de avaliação
40% Caso de estudo 60% Exame
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Tenth Edition, Pearson Prentice Hall, ISBN: 0-13-121276-1
Secundária
Value-Based Marketing: Marketing Strategies for Corporate Growth and Shareholder Value
Wiley and Sons, ISBN 0-471-87727-1
Marketing Management and Strategy
(2nd edition), Prentice Hall, ISBN: 0132622394
Penguin Group, ISBN 1-59184-010-4
ISBN 0-7615-2911-X, Crown Business