Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

DFAL2007 > DFAL2007 > 3º Ciclo > Tronco Comum > Marketing para a Logística

Nível

40% Caso de estudo 60% Exame

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

Objectivos

Aprofundar o entendimento dos objectivos da gestão e do conceito de marketing na óptica da empresa como marca, gestão da imagem e impacto sobre a competitividade organizacional. Evolução do pensamento estratégico da gestão da imagem e reputação, das relações públicas ao conceito de reputação organizacional.

Programa

O processo do marketing estratégico: análise, planeamento, execução e controlo. Análise de oportunidades e definição de objectivos de marketing. Análise da concorrência e posição estratégica da empresa. O potencial de desenvolvimento da empresa. Previsão da procura. Comportamento do comprador. Segmentação, targeting e posicionamento no mercado. Estratégias de marketing. O plano de marketing. Sistemas de controlo de marketing.

Metodologia de avaliação

40% Caso de estudo 60% Exame

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Principles of Marketing

P. Kotler , G. Armstrong

2004

Tenth Edition, Pearson Prentice Hall, ISBN: 0-13-121276-1


Secundária

Value-Based Marketing: Marketing Strategies for Corporate Growth and Shareholder Value

P. Doyle

2000

Wiley and Sons, ISBN 0-471-87727-1


Marketing Management and Strategy

P. Doyle

1998

(2nd edition), Prentice Hall, ISBN: 0132622394


Why Smart Executives Fail

S. Finkelstein

2003

Penguin Group, ISBN 1-59184-010-4


Emotional Branding

D. Travis

2000

ISBN 0-7615-2911-X, Crown Business