Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Gestão Estratégica e Comercial

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Gestão Estratégica e Comercial

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Gestão Estratégica e Comercial

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Gestão Estratégica e Comercial

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Gestão Estratégica e Comercial

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Gestão Estratégica e Comercial

Nível

- Teste (50%) + Trabalho de grupo em empresa real (50%) - O teste tem uma nota mínima de 9 valores. - Para alunos registados como trabalhadores estudantes no IST o método de avaliação consiste no teste a valer 100%.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Objetivos gerais: - Pretende-se que os alunos compreendam em profundidade a importância da Gestão Estratégica. Pretende-se que desenvolvam capacidades conceptuais ao nível da Análise e da Formulação da estratégia. - Adicionalmente, pretende-se que desenvolvam capacidades humanas de liderança e trabalho em grupo, assim como capacidades técnicas na utilização dos vários modelos de apoio à análise, formulação e avaliação das estratégias e de resolução de problemas Competências genéricas: - Pretende-se que desenvolvam capacidades de manipular conceito, ideias e pensamentos estratégicos. Competências específicas: - Pretende-se que desenvolvam competências sociais como a capacidade de trabalhar em grupo e interagir com o mundo empresarial real relacionando a matéria da disciplina com a realidade empresarial e capacidades de formular e apresentar propostas estratégicas válidas.

Programa

1 - INTRODUÇÃO 2- O MEIO AMBIENTE - Ambiente macro - Indústrias e setores - Concorrentes e mercados - Ameaças e oportunidades 3- CAPACIDADES ESTRATÉGICAS - Fundamentos da capacidade estratégica - Capacidades estratégicas do 'VRIO' - Diagnosticar capacidades estratégicas 4- PROPÓSITO ESTRATÉGICO - Missão, visão, valores e objetivos - Proprietários e gestores 5- ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS - Estratégias competitivas genéricas - Estratégias interativas 6- ESTRATÉGIA CORPORATIVA E DIVERSIFICAÇÃO - Direções estratégicas - Drivers de diversificação - Integração vertical 7- ESTRATÉGIA INTERNACIONAL - Drivers de internacionalização - Fontes geográficas de vantagem - Estratégias internacionais - Seleção de mercado e entrada 8- INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO - Fontes de inovação - Difusão de inovação - Inovadores e seguidores - Estratégia empreendedora 9- FUSÕES, AQUISIÇÕES E ALIANÇAS - Desenvolvimento orgânico - Fusões e aquisições - Alianças estratégicas 10- AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS - Desempenho organizacional - Critérios de avaliação

Metodologia de avaliação

- Teste (50%) + Trabalho de grupo em empresa real (50%) - O teste tem uma nota mínima de 9 valores. - Para alunos registados como trabalhadores estudantes no IST o método de avaliação consiste no teste a valer 100%.

Bibliografia

Principal

Exploring corporate strategy: text & cases

JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R.; ANGWIN, D.; & RÉGNER, P.

2019/2020

Pearson Education, 2017


Strategic Management

ROTHAERMEL, F

2019/2020

McGraw-Hill, 2017