Disciplina

Área

Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização

Activa nos planos curriculares

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Gestão de Marketing

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Gestão de Marketing

Nível

Teste individual (50% da Nota Final) e Trabalho de Grupo (50% da Nota Final), que consiste na elaboração de um Projecto de Marketing - um Plano de Marketing ou outro projecto a acordar com o docente, e respectiva apresentação oral.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Esta disciplina visa transmitir aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais do marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem estas matérias a situações práticas.

Programa

Introdução ao marketing, gestão estratégica e planeamento de marketing, a envolvente de marketing, sistemas de informação de marketing e marketing research, criação de valor, satisfação e lealdade dos clientes, comportamento de compra do consumidor final e organizacional, segmentação, targeting e posicionamento, branding, decisões relativas ao produto, preço, canais de distribuição e comunicação, marketing de serviços, desenvolvimento de novos produtos, e-marketing, planeamento de marketing, implementação e controlo.

Metodologia de avaliação

Teste individual (50% da Nota Final) e Trabalho de Grupo (50% da Nota Final), que consiste na elaboração de um Projecto de Marketing - um Plano de Marketing ou outro projecto a acordar com o docente, e respectiva apresentação oral.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Marketing Management

Kotler, P. and Keller,K.

2006

12ª Ed., Pearson/Prentice Hall