Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação

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MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Modelos de Apoio à Decisão

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MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Modelos de Apoio à Decisão

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MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Modelos de Apoio à Decisão

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Engenharia Clínica > Tronco Comum > Modelos de Apoio à Decisão

Nível

O ensino é predominantemente organizado por grupos de modelos, técnicas e software de apoio à decisão que poderão aplicar-se em diferentes tipos de problemas. Para cada tipo de problema de decisão, o ensino baseia-se na apresentação de métodos, modelos e técnicas para auxiliar a tomada de decisão, seguido da discussão de estudos de caso reais e de aspetos metodológicos chave, e na utilização de ferramentas de apoio à decisão. Para alguns tópicos os alunos também resolvem exercícios de índole prática. A avaliação é efetuada através de dois trabalhos em grupo e de um exame individual. Num trabalho de grupo os alunos estruturam problemas caraterizados por incerteza, constroem modelos e implementamnos em software apropriado; no outro trabalho de grupo os estudantes constroem um modelo multicritério de avaliação para auxiliar um decisor num problema real.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Após concluir esta unidade curricular o estudante: • estará familiarizado com diversas estratégias de tomada de decisão em contextos públicos e privados, e com as “armadilhas” existentes na avaliação de alternativas e na afetação de recursos; • estará familiarizado com os conceitos-chave teóricos e metodológicos de tomada de decisão e de apoio à decisão relevantes para a melhor prática da engenharia da decisão; • estará familiarizado com modelos, processos e técnicas para ajudar a estruturar e analisar decisões caracterizadas por múltiplos objetivos, incerteza, complexidade e diferenças de opinião; • conhecerá exemplos reais de aplicações de análise de decisão e conferências de decisão em organizações; • estará familiarizado com outros tópicos relevantes para a engenharia de decisão; • terá desenvolvido competências em análise de decisão e modelação; • será capaz de selecionar e usar software de apoio à decisão específico em diferentes contextos decisionais.

Programa

A problemática da tomada de decisão: Definição de problema de decisão. Importância na engenharia e gestão. Características do contexto de decisão Estratégias de tomada de decisão. Incerteza e complexidade. Valor e risco. O que é a Análise de Decisão (AD)? Objetivo da AD. Os sete passos fundamentais da AD. Escolas de AD e fundamentos teóricos. A problemática da ajuda à decisão. Estratégias de intervenção: Do paradigma da otimização ao paradigma da aprendizagem. Análise de valor e utilidade. Decisão em Processo de Conferência. Conceitos, modelos, técnicas e software para apoio à decisão: 1. Árvores de decisão e diagramas de influência; casos de estudo; PRECISION TREE. 2. Redes bayesianas; casos de estudo; NETICA. 3. Modelação de probabilidades e análise de risco; casos de estudo; @RISK. 4. Mapeamento Cognitivo; casos de estudo; DECISION EXPLORER. 5. Avaliação multicritério; casos de estudo; MACBETH. 6. Afetação de recursos e negociação; casos de estudo; PROBE e MACBETH.

Metodologia de avaliação

O ensino é predominantemente organizado por grupos de modelos, técnicas e software de apoio à decisão que poderão aplicar-se em diferentes tipos de problemas. Para cada tipo de problema de decisão, o ensino baseia-se na apresentação de métodos, modelos e técnicas para auxiliar a tomada de decisão, seguido da discussão de estudos de caso reais e de aspetos metodológicos chave, e na utilização de ferramentas de apoio à decisão. Para alguns tópicos os alunos também resolvem exercícios de índole prática. A avaliação é efetuada através de dois trabalhos em grupo e de um exame individual. Num trabalho de grupo os alunos estruturam problemas caraterizados por incerteza, constroem modelos e implementamnos em software apropriado; no outro trabalho de grupo os estudantes constroem um modelo multicritério de avaliação para auxiliar um decisor num problema real.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Making Hard Decisions with Decision Tools

R.T. Clemen & T. Reilly

2001

Duxbury Press


Decision Analysis for Management Judgement

P. Goodwin & G. Wright

2003

John Wiley and Sons


Multiple Criteria Decision Analysis

Belton, V. & T. Stewart

2002

Kluwer Academic Publishers


Smart Choices: A Practical Guide to Making Better Decisions

J.S. Hammond, R.L. Keeney & H. Raiffa

1998

Harvard Business School Press


Secundária

Rational Analysis for a Problematic World Revisited: Problem Structuring Methods for Complexity, Uncertainty and Conflict

J. Rosenhead, J. Mingers

2001

John Wiley & Sons


Value-Focused Thinking: A Path to Creative Decisionmaking

R.L. Keeney

1992

Harvard University Press