Disciplina
Métodos de Investigação em Engenharia
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo
Activa nos planos curriculares
DEALIT2007 > DEALIT2007 > 3º Ciclo > Métodos de Investigação em Engenharia
Nível
Exame e Proposta Individual de Pesquisa.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.0 h/semana
Objectivos
Esta disciplina propõe-se expor os alunos à utilização de abordagens de pesquisa utlizadas em Ciências Sociais, aplicadas aqui em contexto de engenharia e tecnologia. Os alunos devem familiarizar-se com os paradigmas mais importantes e a sua aplicabilidade, conhecer as leituras mais importantes, e ser capaz de elaborar um competente projecto de pesquisa. Concomitantemente, os alunos devem conhecer a lógica e meios de apresentação de pesquisa académica, e ser capazes de elaborar um artigo desse teor.
Programa
A disciplina sera leccionada em duas semanas, com 10 aulas de 3h (uma aula por dia), e seis períodos de mentoring (4*2h+2*3h) Aulas: Primeira semana: 25 de Fevereiro a 1 de Março. 1 Contexto social da engenharia e tecnologia. A teoria social e a prática da engenharia. 2 Paradigmas e abordagens de pesquisa em ciências sociais. 3 Preparação do plano de pesquisa. 4 Métodos de recolha de dados. 5 Métodos de recolha de dados. Classes: Segunda semana, 7 a 12 Abril. 6 Análise quantitativa de dados. 7 Análise quantitativa de dados. 8 Pesquisa e análise qualitativa. 9 Pesquisa e análise qualitativa. 10 Validade dos métodos de pesquisa. Outras questões em métodos de pesquisa. Representação visual e textual de dados. Mentoring: Primeira semana: 25 de Fevereiro a 1 de Março. 1 Discussão de leituras 2 Discussão de leituras 3 Avaliação Proposta de pesquisa Mentoring: Segunda semana, 7 a 12 Abril. 6 Proposta de pesquisa + Exemplos/leituras 7 Proposta de pesquisa + Exemplos/leituras 8 Proposta de pesquisa + Exemplos/leituras
Metodologia de avaliação
Exame e Proposta Individual de Pesquisa.
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Marketing Research: An Applied Orientation