Disciplina

Área

Área Científica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo > Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

DEALIT2007 > DEALIT2007 > 3º Ciclo > Métodos de Investigação em Engenharia

Nível

Exame e Proposta Individual de Pesquisa.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.0 h/semana

Objectivos

Esta disciplina propõe-se expor os alunos à utilização de abordagens de pesquisa utlizadas em Ciências Sociais, aplicadas aqui em contexto de engenharia e tecnologia. Os alunos devem familiarizar-se com os paradigmas mais importantes e a sua aplicabilidade, conhecer as leituras mais importantes, e ser capaz de elaborar um competente projecto de pesquisa. Concomitantemente, os alunos devem conhecer a lógica e meios de apresentação de pesquisa académica, e ser capazes de elaborar um artigo desse teor.

Programa

A disciplina sera leccionada em duas semanas, com 10 aulas de 3h (uma aula por dia), e seis períodos de mentoring (4*2h+2*3h) Aulas: Primeira semana: 25 de Fevereiro a 1 de Março. 1 Contexto social da engenharia e tecnologia. A teoria social e a prática da engenharia. 2 Paradigmas e abordagens de pesquisa em ciências sociais. 3 Preparação do plano de pesquisa. 4 Métodos de recolha de dados. 5 Métodos de recolha de dados. Classes: Segunda semana, 7 a 12 Abril. 6 Análise quantitativa de dados. 7 Análise quantitativa de dados. 8 Pesquisa e análise qualitativa. 9 Pesquisa e análise qualitativa. 10 Validade dos métodos de pesquisa. Outras questões em métodos de pesquisa. Representação visual e textual de dados. Mentoring: Primeira semana: 25 de Fevereiro a 1 de Março. 1 Discussão de leituras 2 Discussão de leituras 3 Avaliação Proposta de pesquisa Mentoring: Segunda semana, 7 a 12 Abril. 6 Proposta de pesquisa + Exemplos/leituras 7 Proposta de pesquisa + Exemplos/leituras 8 Proposta de pesquisa + Exemplos/leituras

Metodologia de avaliação

Exame e Proposta Individual de Pesquisa.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Marketing Research: An Applied Orientation

Malhotra, Naresh K

2007

5ª ed., Prentice Hall/Pearson