Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

DEALIT2007 > DEALIT2007 > 3º Ciclo > Gestão de Inovação

DFAIEP2007 > DFAIEP2007 > 3º Ciclo > Gestão de Inovação

Nível

Desenvolvimento de um projecto de avaliação e desenvolvimento de uma estratégia de comercialização para uma nova tecnologia; Trabalhos individuais escritos, apresentações orais e discussão de casos de estudo.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

138.0 h/semestre

Objectivos

Os estudantes deverão apreender um conjunto de instrumentos e metodologias necessários à análise, exploração e gestão do processo de comercialização de uma nova tecnologia. Os estudantes deverão também adquirir conhecimentos sobre a gestão estratégica da inovação e de empresas de base tecnológica.

Programa

Introdução: Comercialização de tecnologias e o processo "da ideia ao mercado". Avaliação de tecnologias e das necessidades dos consumidores; desenvolvimento de produtos: como transformar uma tecnologia num produto comercializável. Análise do mercado e recolha de dados: análise dos clientes-alvo e da concorrência. Selecção de mercados-alvo. Estratégias de protecção da propriedade intelectual. Modelos de negócio. Planeamento da comercialização: desenvolvimento de uma estratégia de mercado. Financiamento do desenvolvimento e comercialização de tecnologias. A evolução de tecnologias e mercados: previsão do progresso tecnológico e da sua difusão. Criação e captura de valor através da inovação. Arquitectura organizacional e inovação.

Metodologia de avaliação

Desenvolvimento de um projecto de avaliação e desenvolvimento de uma estratégia de comercialização para uma nova tecnologia; Trabalhos individuais escritos, apresentações orais e discussão de casos de estudo.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais