Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Mudança Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Opcionais > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEBiom 2006 > MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Opções > Opção 2 > Empreendedorismo de Base Tecnológica

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo de Base Tecnológica

Nível

A avaliação envolve duas componentes: i) trabalho em equipa (desenvolvido em grupos de 4 elementos) e ii) trabalho individual. i) O trabalho em equipa implica: • 10% Apresentação e entrega de relatório intercalar (PPT) • 10% Apresentação de relatório final (PPT) • 60% Entrega de relatório final (PPT + 25 a 30 páginas) • 10% Apresentação de estudos de caso (um por grupo) durante o semestre (PPT) ii) A componente individual implica: • 10% discussões do projeto (semanais) em sala de aula

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

2.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Apreender: (1) o processo de reconhecimento de oportunidades e análise de atividades de base tecnológica; (2) os principais critérios de análise para avaliar as necessidades/oportunidades de mercado; (3) os procedimentos necessários para proteger a propriedade intelectual ligada à ideia de negócio; (4) as ferramentas financeiras necessárias para analisar prever a viabilidade do projecto; (5) os tipos de parceiros e alianças centrais ao sucesso do empreendimento. (6) as várias fontes de financiamento do projecto; (7) o papel das equipas e o tipo de parceiros que devem integrá-la; (8) os aspectos organizacionais relativos às atividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços; (9) Desenvolver / apresentar um plano de negócios completo e prático sobre o desenvolvimento de um produto e potencial criação de uma empresa/organização.

Programa

Semana #1: Introdução / Ideias Preliminares / Grupos Semana #2: Inovação e Empreendedorismo / Estudo de caso + Desenvolvimento de projetos Semana #3: Engenharia e impacto social / Estudo de caso + Desenvolvimento de projetos Semana #4: Modelo de Negócio, Plano de Negócios, Proposta de Valor / Apresentação e Discussão de Estudos de Caso Semana #5: Análise de Mercado (I) / Desenvolvimento de Projeto Semana #6: Análise de Mercado (II) / Desenvolvimento de Projeto Semana #7: Apresentação Intercalar (Plano de Oportunidades) Semana #8: Plano Financeiro (I) / Desenvolvimento do Projeto Semana #9: Plano Financeiro (II) / Desenvolvimento do Projeto Semana #10: Atividade prática de financiamento / "crowdfunding" Semana #11: Proteção da propriedade intelectual Semana #12: Desenvolvimento do projeto / Apoio/Tutoria (Gabinete) Semana #13: Comunicação, Narrativa e Storytelling Semana #14: Apresentações finais e discussão

Metodologia de avaliação

A avaliação envolve duas componentes: i) trabalho em equipa (desenvolvido em grupos de 4 elementos) e ii) trabalho individual. i) O trabalho em equipa implica: • 10% Apresentação e entrega de relatório intercalar (PPT) • 10% Apresentação de relatório final (PPT) • 60% Entrega de relatório final (PPT + 25 a 30 páginas) • 10% Apresentação de estudos de caso (um por grupo) durante o semestre (PPT) ii) A componente individual implica: • 10% discussões do projeto (semanais) em sala de aula

Bibliografia

Principal

Technology-based Entrepreneurship

Miguel Amaral

2021/2022

Lectures


Technology Ventures: From Idea to Enterprise (Vol. 3)

Byers, T. H., Dorf, R. C., & Nelson, A. J.

2021/2022

2011, New York: McGraw-Hill


Case-studies: from Harvard Business School

Several authors

2021/2022

Babson Kaufman, other sources (to be delivered to the class whenever it applies to the program)


Business model generation: a handbook for visionaries, game changers, and challengers

Osterwalder, A., & Pigneur, Y.

2021/2022

2010, John Wiley & Sons


The open book of social innovation (p. 2)

Murray, R., Caulier-Grice, J., & Mulgan, G.

2021/2022

2010, London: National endowment for science, technology and the art


Jugaad Innovation: Think Frugal, Be Flexible, Generate Breakthrough Growth

Navi Radjou, Jaideep Prabhu, & Simone Ahuja

2021/2022