Disciplina

Área

Área Científica de Decisão e Informação > Decisão e Informação

Activa nos planos curriculares

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Fundamentos de Investigação Operacional

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação Livre > Fundamentos de Investigação Operacional

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Fundamentos de Investigação Operacional

Nível

A avaliação será efectuada através de um exame final (50% da nota final) e de avaliação continua com um projeto obrigatório e apresentações orais (50% da nota final) a entregar no final do período. Neste projeto, podem desenvolver um modelo de FIO, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

126.0 h/semestre

Objectivos

Os objectivos ou resultados de aprendizagem consistem: (1) na compreensão do contexto, identificação e construção do problema de optimização; (2) no desenvolvimento do modelos de FIO mais adequado para a resolução do problema; (3) na aplicação do software adequado para a resolução do modelo; e, (4) na redacção de um relatório que reporte a descrição do problema, do modelo, da técnicas de FIO escolhida, e que proponha conclusões robustas para apoio no processo de tomada de decisão.

Programa

1. Introdução geral. 2. Modelação em FIO. 3. Programação linear. 3.1. Modelação em programação linear 3.2. Conjuntos convexos e funções convexas. 3.3. Resolução de um problema linear através do método gráfico. 3.4. O método simplex primal na forma algébrica. 3.5. O método simplex primal na forma de quadros. 3.6. O método simplex primal na forma matricial. 4. Análises de sensibildade e introdução à dualidade. 5. Dualidade em programação linear. 6. O método simplex dual. 7. Algoritmos e estruturas de dados. 7.1. Introdução ao estudo da eficiência de algoritmos. 7.2. Algoritmos de ordenação elementares e avançados: inserção direta, seleção direta, bubblesort, quicksort, fusão binária e heapsort. 7.3. Análise assimptótica de complexidade (notações O, Teta e Omega). Classes de Complexidade. 8. Introdução à teoria dos jogos. 9. Introdução à gestão de stocks. 10. Introdução à previsão. 11. Introdução à simulação.

Metodologia de avaliação

A avaliação será efectuada através de um exame final (50% da nota final) e de avaliação continua com um projeto obrigatório e apresentações orais (50% da nota final) a entregar no final do período. Neste projeto, podem desenvolver um modelo de FIO, de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.

Pré-requisitos

Álgebra Linear.

Componente Laboratorial

2 sessões semanais de 1.5h cada em TP (Ensino teórico-prático), num total de 42hs. Para além destas, os alunos terão 169h(6 ECTS)-42h = 127h em outras (O) horas de trabalho, sem contacto com o docente. São horas de trabalho autónomo para estudo de preparação do exame e realização do projecto. Na componente laboratorial utilizarems principalmente of Software Cplex com interface para conjuntos de dados em formato Excel.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

(1.5 ECTS): Percentagem na avaliação final: 25% 7. Algoritmos e estruturas de dados 7.1. Introdução ao estudo da eficiência de algoritmos. 7.2. Algoritmos de ordenação elementares e avançados: inserção direta, seleção direta, bubblesort, quicksort, fusão binária e heapsort. 7.3. Análise assimptótica de complexidade (notações O, Teta e Omega). Classes de Complexidade.

Componente de Competências Transversais

Percentagem na avaliação final: 10% - Pensamento Crítico e Inovador (p.e. criatividade, pensamento estratégico, abordagens à resolução de problemas); - Competências Interpessoais (p.e. apresentações orais, competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, etc.).

Bibliografia

Principal

Introduction to Operations Research (Nineth edition)

Hillier, F. and Lieberman, G.

2021/2022

2009, The McGraw-Hill Companies, Inc., New York, USA


Model Building in Mathematical Programming

Williams, P.

2021/2022

1999a, John Wiley & Sons, Chichester, UK


Model Solving in Mathematical Programming

Williams, P.

2021/2022

1999b, John Wiley & Sons, Chichester, UK


Introduction to Algorithms (3rd Edition)

Cormen, T.H., Leiserson, C.E. Rivest, R.L. and Stein, C.

2021/2022

2009, MIT Press, MA, USA