Disciplina

Área

Competências Transversais > Competências Transversais

Activa nos planos curriculares

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Econometria

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Econometria

DFASSE2007 > DFASSE2007 > 3º Ciclo > Grupo II: Economia > Econometria

DEASes2006 > DEASes2006 > 3º Ciclo > Grupo II: Economia > Econometria

Nível

Dois mini testes escritos (50%, com nota mínima de 9,5 valores de média) e dois trabalhos de grupo (50%, com nota mínima de 9,5 valores de média e realizado no máximo por 3 alunos).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Os alunos devem ser capazes de utilizar dados e modelos quantitativos. Ao longo do curso os alunos terão contacto com e serão desafiados a resolver casos de estudo com recurso a dados e aplicando as técnicas aprendidas nas aulas laboratoriais recorrendo a um programa de análise estatística (Stata/R). No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de construir e distinguir diferentes tipos de bases de dados de modo a utilizarem os modelos econométricos correctos que permitem responder a questões de forma crítica e rigorosa.

Programa

1. Revisão de princípios de probabilidades e estatística 2. A natureza da econometria e os dados económicos 3. Análise descritiva de dados 4. Correlação entre variáveis 5. A regressão linear simples 6. A regressão linear multi-variável 7. Regressão não linear 8. Modelos de análise de dados em painel

Metodologia de avaliação

Dois mini testes escritos (50%, com nota mínima de 9,5 valores de média) e dois trabalhos de grupo (50%, com nota mínima de 9,5 valores de média e realizado no máximo por 3 alunos).

Pré-requisitos

Aprovação numa unidade curricular de estatística.

Componente Laboratorial

Ensino Prático e Laboratorial de 1,5h semanais em que os alunos recorrem a um programa de análise estatística (Stata/R).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Programas Stata/R.

Componente de Competências Transversais

A UC permite semanalmente através da apresentação, discussão e resolução de problemas em laboratório o desenvolvimento de diversas competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas individualmente e em grupo; de competências interpessoais através do trabalho em equipa; competências intrapessoais como a perseverança e auto-motivação; da literacia da informação e dos media através da necessidade em localizar e aceder a dados, bem como para analisar e avaliar o seu conteúdo de modo a verificar a veracidade da informação veiculada pelos media. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Introductory Econometrics: A Modern Approach (última edição disponível)

Jeffrey Wooldridge

2021/2022


Secundária

Vários artigos científicos

Autores

2021/2022

Vários artigos científicos que serão distribuídos semanalmente.