Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações

Activa nos planos curriculares

CEGIQAS2006 > CEGIQAS2006 > Especialização > Marketing I

Nível

Exame Final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

Objectivos

O objectivo desta disciplina é ensinar aos alunos os conceitos fundamentais e metodologias do Marketing e desenvolver as suas capacidades para aplicar estes conhecimentos a situações reais de vida.

Programa

Introdução ao Marketing: Marteking num Mundo em Mudança - Criar Valor para o Consumidor; o Planeamento Estratégico e o Marketing. Desenvolvimento de Estratégias de Marketing e Marketing Mix: Segmentação e posicionamento; Estratégias de Marketing de produtos e serviços; Estratégias de Marketing ao longo do ciclo de vida; A Política de Preços; Canais de Distribuição e Logística; Retalhistas e Grossistas; Publicidade, Promoção e Relações Públicas; Venda Directa. Marketing e Sociedade - Responsabilidade Social e Ética.

Metodologia de avaliação

Exame Final.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Marketing Management

P. Kotler and K. Keller

2006

12th Ed., Pearson/ Prentice Hall