Disciplina

Área

Área Científica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo > Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

DFAEGT2006 > DFAEGT2006 > 3º Ciclo > Economia, Gestão e Comercialização de Tecnologia > Microeconomia e Economia da Tecnologia

Nível

Exame escrito e trabalhos individuais.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

O objectivo do curso é proporcionar aos alunos conceitos fundamentais de microeconomia ao nível da compreensão do comportamento dos consumidores e das empresas, e das estruturas de mercado, capacitando-os para compreender os efeitos de políticas públicas e mudanças tecnológicas sobre esses comportamentos e estruturas. O curso aborda também a problemática da relação entre inovação tecnológica e crscimento económico sob as perspectivas macro e microeconómica.

Programa

Teoria e modelos económicos: metodologias e hipótese básicas. Teoria do consumidor. Teoria da empresa. Organização industrial: estrturas de mercado, concorrência, interacção estratégica e diferenciação de produtos. Economia do bem-estar e a intervenção do estado na economia. Falhas de mercado: monopólio natural, bens públicos, externalidades, assimetrias de informação. Teorias e modelos de crescimento económico. O papel do prograsso tecnológico. Economia da tecnologia: incentivos à I&D e à adopção de inovações. Políticas públicas em I&D.

Metodologia de avaliação

Exame escrito e trabalhos individuais.

Bibliografia

Principal

Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 6th ed

Varian, Hal

2003

W. W. Norton & Co.


Introduction to Industrial Organization

Cabral, Luís

2000

MIT Press.


Introduction to Economic Growth

Jones, C.

2002

Norton


Markets for Technology: The Economics of Innovation and Corporate Strategy

Arora, A., Fosfuri, A., and Gambardella, A.

2004

MIT Press