Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação

Activa nos planos curriculares

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Gestão de Projetos

MEM 2017 > MEM 2017 > 2º Ciclo > Opções > Gestão de Projetos

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Gestão de Projetos

Nível

• Exame individual sem consulta (50%) • Realização de Projeto em equipa, com utilização da ferramenta Microsoft Project, com duas entregas intermédias (Project Charter e WBS) e uma entrega final de Relatório; Apresentação oral e discussão; Avaliação pelos pares do desempenho dos diversos elementos da equipa (35%) • 2 mini-fichas individuais (7,5%+7,5% =15%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Apresentar os fundamentos, conceitos e instrumentos das áreas de conhecimento de Gestão de Projetos oferecendo uma visão sistémica e integradora dos seus diferentes vectores. No final da Unidade Curricular, os alunos aprovados deverão ser capazes de: • Identificar as situações em que se deve utilizar as metodologias de gestão de projetos. • Iniciar o projeto, identificando os stakeholders do projeto e as suas expectativas. • Planear um projeto com vista a cumprir as especificações, o prazo e o custo. • Identificar e gerir os riscos de um projeto. • Controlar eficazmente o tempo e custo de um projeto usando a metodologia Earned Value Management (EVM). • Ser capaz de efectuar correctamente o encerramento do projecto. • Conhecer abordagens complementares de GP. • Usar software de GP

Programa

1) O conceito de Projeto e a sua importância na Gestão das Organizações 2) O Gestor do Projeto e as suas competências 3) O ciclo de vida e organização do Projecto 4) A iniciação do Projeto 5) O planeamento do Projeto 5.1 Planeamento do Âmbito 5.2 Planeamento do Tempo e Recursos 5.3 Planeamento dos Custos 5.4 Planeamento do Risco 6) O controlo do Projeto: Tempo, Custo e Qualidade 7) O encerramento do Projeto 8) Abordagens complementares: Critical Chain e Agile 9) Utilização das funcionalidades básicas de software de Gestão de Projetos

Metodologia de avaliação

• Exame individual sem consulta (50%) • Realização de Projeto em equipa, com utilização da ferramenta Microsoft Project, com duas entregas intermédias (Project Charter e WBS) e uma entrega final de Relatório; Apresentação oral e discussão; Avaliação pelos pares do desempenho dos diversos elementos da equipa (35%) • 2 mini-fichas individuais (7,5%+7,5% =15%)

Pré-requisitos

Não se aplica.

Componente Laboratorial

Existem dois laboratórios dedicados à utilização das funcionalidades básicas de software de Gestão de Projetos (Microsoft Project) e um laboratório dedicado à técnica Simulação de Monte Carlo utilizando o Microsoft Excel. A componente laboratorial representa 21% das aulas práticas.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Na realização do Projeto, os alunos têm de elaborar o cronograma, a afetação de recursos e orçamento utilizando o software Microsoft Project. O uso do software de Gestão de Projetos (Microsoft Project) representa 30% da realização do Projeto.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento crítico, abordagens à resolução de problemas, criatividade) na realização do projeto; Competências interpessoais e intrapessoais (comunicação oral e escrita, trabalho em equipa, produtividade e gestão do tempo, perseverança, auto-motivação) na realização do projeto; e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações,estruturação e formatação de documentos e apresentações) na apresentação do projeto, e na produção do relatório do projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências será de 10%.

Bibliografia

Principal

A Guide to the Project Management Body of Knowledge (6th edition)

Project Management Institute

2021/2022

2017, PMBOK Guide, PMI


Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control (9th Edition)

Kerzner, H.

2021/2022

2006, John Wiley & Sons, Inc.


Critical Chain

Eliyahu M. Goldratt

2021/2022

1997, North River Press