Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Gestão Financeira

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Gestão Financeira

Nível

A metodologia de avaliação integra as seguintes componentes: A - Avaliação contínua (60%): A1. Trabalho de grupo sobre Análise Financeira de uma empresa: Caso de estudo (20%); A2. Ficha individual acerca do módulo de Cálculo Financeiro (10%); A3. Ficha individual acerca do módulo de Avaliaçao de Obrigações (10%); A4. Ficha individual acerca do módulo de Avaliaçao de Ações (10%); A5. Participação em jogo de gestão de portolios: Indice Sharp(10%). B - Exame final (40%). Os alunos que não tiverem aproveitamento na avaliação contínua poderão realizar um exame tendo de obter a nota mínima de 9,5 valores.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.5 h/semana

1.5 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

A unidade curricular de Gestão Financeira visa a transmissão de conhecimento sobre conceitos, instrumentos e técnicas utilizados em decisões de investimento e de financiamento que permita uma gestão equilibrada dos recursos financeiros. A frequência desta unidade curricular deverá permitir aos alunos adquirirem: a) Compreensão sobre as fontes de informação financeira disponíveis, de forma a procederem à sua análise. b) Conhecimento sobre os princípios de Gestão Financeira nas organizações. c) Domínio sobre os fundamentos de cálculo financeiro. d) Capacidade de aplicarem as principais metodologias de avaliação de ativos. A metodologia de ensino tenta promover o domínio dos conceitos financeiros em português e inglês de forma a preparar os alunos para carreiras nacionais e internacionais.

Programa

1. Introdução: Conceito e objectivos da Gestão Financeira; Engenharia e Gestão Financeira. 2. Documentos Financeiros: Preparação para análise financeira; Avaliação de desempenho através de rácios; 3. Princípios de Cálculo Financeiro: Dimensão temporal do capital;Taxas de juro: Nominais, reais e efectivas; Proporcionais e equivalentes; Brutas e líquidas. Regimes de capitalização: Juro simples; e composto. Rendas em regime de juro composto: Anuidades e Perpetuidades. 4. Mercados e Activos Financeiros: Introdução aos mercados financeiros. 5. Obrigações: Estrutura temporal de taxas de juro; Maturidade e duração; Determinação do valor de uma obrigação. 6. Acções: O modelo de desconto de dividendos e outros métodos de avaliação de ações. 7. O Custo do Capital e a Estrutura Financeira Ótima: modelo de Modigliani e Miller.

Metodologia de avaliação

A metodologia de avaliação integra as seguintes componentes: A - Avaliação contínua (60%): A1. Trabalho de grupo sobre Análise Financeira de uma empresa: Caso de estudo (20%); A2. Ficha individual acerca do módulo de Cálculo Financeiro (10%); A3. Ficha individual acerca do módulo de Avaliaçao de Obrigações (10%); A4. Ficha individual acerca do módulo de Avaliaçao de Ações (10%); A5. Participação em jogo de gestão de portolios: Indice Sharp(10%). B - Exame final (40%). Os alunos que não tiverem aproveitamento na avaliação contínua poderão realizar um exame tendo de obter a nota mínima de 9,5 valores.

Bibliografia

Principal

Fundamentals of Corporate Finance:

Ross, S. A., Westerfield, R., & Jordan, B. D.

2021/2022

2008, McGraw-Hill Publishing


Principles of Corporate Finance

Brealey, R., Myers, S., & Allen, F.

2021/2022

2013, McGraw-Hill Education


Elementos de Contabilidade Geral

Borges, A., Rodrigues, A., & Rodrigues, R.

2021/2022

2005, Lisboa: Áreas


Análise e Relato Financeiro: Uma visão integrada de gestão

Carvalho das Neves, J.

2021/2022

2012, Lisboa: Texto Editores


Corporate Finance: Theory and Practice

Damodaran, A.

2021/2022

2001, Wiley


Engineering Economy

Blank, L. T., & Tarquin, A. J.

2021/2022

2012, McGraw-Hill Education.


Qualitative modeling of credit scoring: a case study in banking

Bana e Costa, C., Barroso, L. & Soares, J.

2021/2022

2002, European Research Studies, 5 (1-2), 37-51.