Disciplina

Área

Área Científica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo > Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

METI 2018 > METI 2018 > 2º Ciclo > Áreas Complementares > Empreendedorismo

MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Liderança, Organização, Economia e Gestão > Empreendedorismo

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo

Nível

A avaliação é feita por via de Projecto (Relatório Intercalar/Plano de Oportunidade + Relatório Final/Plano de Negócios); e Participação Oral, incluindo a apresentação e discussão oral dos Relatórios Relatório Intercalar-Plano de Oportunidade: 35% da Classificação Final Relatório Final-Plano de Negócios: 50% da Classificação Final Participação Oral: 15% da Classificação Final

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

Pretende-se que os alunos e alunas sejam capazes de: (1) Compreender o processo de detecção e análise de oportunidades de negócios de base tecnológica. (2) Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia e dos recursos necessários para a sua comercialização. (3) Conhecer os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual da tecnologia que suporta a ideia de negócio. (4) Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio. (5) Definir o modelo de comercialização a adoptar: licenciamento, parceria e/ou criação de empresa. (6) Identificar fontes de financiamento. (7) Compreender o papel da equipa e identificar lacunas ao nível das valências necessárias à comercialização da tecnologia. (8) Conhecer os aspectos organizacionais relativos às actividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços. (9) Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado.

Programa

Capítulo I: Introdução: Inovação e Empreendedorismo Capítulo II: Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio Capítulo III: Universidades e Formas de Comercialização de Tecnologia Capítulo IV: O Processo de Criação de Novos Negócios Capítulo V: Mercado, Concorrência e Vantagem Competitiva Capítulo VI: Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio Capítulo VII: Protecção da Propriedade Intelectual Capítulo VIII: Planeamento Financeiro de Novos Negócios Capítulo IX: Fontes de Financiamento de Novos Negócios Capítulo X: A Equipa Empresarial e o Modelo Organizacional Capítulo XI: O Plano de Negócios

Metodologia de avaliação

A avaliação é feita por via de Projecto (Relatório Intercalar/Plano de Oportunidade + Relatório Final/Plano de Negócios); e Participação Oral, incluindo a apresentação e discussão oral dos Relatórios Relatório Intercalar-Plano de Oportunidade: 35% da Classificação Final Relatório Final-Plano de Negócios: 50% da Classificação Final Participação Oral: 15% da Classificação Final

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 2nd Ed.

Richard C. Dorf, Thomas H. Byers,

2009/2010

McGraw-Hill Education  2008


Diapositivos de Apoio às Aulas Teóricas

Rui Baptista e João Leitão

2009/2010

A disponibilizar na página da disciplina  


Colectânea de Textos e Casos a adquirir de acordo com indicação do docente

Vários autores

2009/2010

IST-Reprografia  


Public Policies for Fostering Entrepreneurship: A European Perspective

João Leitão and Rui Baptista (Eds)

2009/2010

Springer 2009


Secundária

Bringing New Technology to Market

Kathleen R. Allen

2009/2010

Pearson-Prentice Hall  2003


Dimensões Competitivas de Portugal: Contributos dos Territórios, Sectores, Empresas e Logística

João Leitão, João Ferreira e Susana Azevedo (Eds)

2009/2010

Centro Atlântico 2008


Strategic Management of Innovation and Technology

Robert Burgelman, Clayton Christensen and Steven Wheelwright

2009/2010

McGraw Hill 2008