Disciplina

Área

Área Científica de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo > Inovação Tecnológica e Empreendedorismo

Activa nos planos curriculares

METI 2018 > METI 2018 > 2º Ciclo > Áreas Complementares > Empreendedorismo

MERC 2006 > MERC 2006 > 2º Ciclo > Área de Especialização Complementar > Liderança, Organização, Economia e Gestão > Empreendedorismo

MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo

MEE 2006 > MEE 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção de Gestão > Empreendedorismo

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Opções > Empreendedorismo

Nível

Os alunos deverão formar equipas de 3-4 elementos. Cada equipa deverá desenvolver uma Análise de Oportunidade de Negócio (Relatório de Progresso) ? a apresentar na sétima semana de aulas ? e um Plano de Implementação do Negócio (Relatório Final), a apresentar na 13ª e 14ª semanas de aulas. A participação de outros alunos que não os elementos das equipas de projecto na discussão dos Relatórios é também valorizada. Assim, a avaliação terá como base as seguintes componentes: - Análise de Oportunidade de Negócio (Relatório de Progresso): 30% da Nota Final. - Plano de Implementação do Negócio (Relatório Final): 50% da Nota Final. - Participação Oral Individual: 15% da Nota Final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

Objectivos

Pretende-se que os alunos e alunas sejam capazes de: -Compreender o processo de detecção e análise de oportunidades de negócio de base tecnológica; -Definir critérios para a avaliação do potencial de mercado de uma tecnologia, e dos recursos necessários para a sua comercialização; -Conhecer os procedimentos necessários à protecção da propriedade intelectual da tecnologia que suporta a ideia de negócio; -Aplicar instrumentos de análise financeira na análise das necessidades de financiamento e na previsão da rentabilidade do negócio; -Definir o modelo de comercialização a adoptar: licenciamento, parceria e/ou criação de empresa; -Identificar fontes de financiamento; -Compreender o papel da equipa e identificar lacunas ao nível das valências necessárias à comercialização da tecnologia; -Conhecer os aspectos organizacionais relativos às actividades de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos e serviços; -Integrar estes procedimentos na elaboração de um documento de síntese que materialize o esforço de preparação e análise realizado.

Programa

Capítulo I: Introdução: Inovação e Empreendedorismo Capítulo II: Ideias Tecnológicas e Oportunidades de Negócio Capítulo III: Universidades e Formas de Comercialização de Tecnologia Capítulo IV: O Processo de Criação de Novos Negócios Capítulo V: Mercado, Concorrência e Vantagem Competitiva Capítulo VI: Metodologias de Análise de Oportunidades de Negócio Capítulo VII: Protecção da Propriedade Intelectual Capítulo VIII: Planeamento Financeiro de Novos Negócios Capítulo XIX: Fontes de Financiamento de Novos Negócios Capítulo X: A Equipa Empresarial e o Modelo Organizacional Capítulo XI: O Plano de Negócios

Metodologia de avaliação

Os alunos deverão formar equipas de 3-4 elementos. Cada equipa deverá desenvolver uma Análise de Oportunidade de Negócio (Relatório de Progresso) ? a apresentar na sétima semana de aulas ? e um Plano de Implementação do Negócio (Relatório Final), a apresentar na 13ª e 14ª semanas de aulas. A participação de outros alunos que não os elementos das equipas de projecto na discussão dos Relatórios é também valorizada. Assim, a avaliação terá como base as seguintes componentes: - Análise de Oportunidade de Negócio (Relatório de Progresso): 30% da Nota Final. - Plano de Implementação do Negócio (Relatório Final): 50% da Nota Final. - Participação Oral Individual: 15% da Nota Final.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Technology Ventures: From Idea to Enterprise, 2nd Ed.

Richard C. Dorf, Thomas H. Byers,

2007/2008

McGraw-Hill Education 2007


Diapositivos de Apoio às Aulas Teóricas

Rui Baptista

2007/2008

A disponibilizar na página da disciplina 2007


Colectânea de Textos e Casos a adquirir de acordo com indicação do docente

Vários autores

2007/2008

IST-Reprografia 2007


Secundária

Bringing New Technology to Market

Kathleen R. Allen

2007/2008

Pearson-Prentice Hall 2003