Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Operações e Logística

Activa nos planos curriculares

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Simulação de Processos e Operações

Nível

O ensino está organizado em 14 semanas. Em cada semana, há duas sessões de aulas teóricas, com uma duração de 1,5 hora/cada, e uma sessão de 1,5 hora de PB/Lab. Nas aulas teóricas é feita a exposição de conceitos, metodologias, ferramentas e de exemplos de aplicação; a matéria é apresentada através de diapositivos e, sempre que possível, de videos. Nas aulas práticas e laboratoriais os alunos realizam exercícios e elaboram e simular modelos (Lab). O material é disponibilizado na intranet (juntamente com livros na biblioteca) e os alunos têm acesso a software. A avaliação compreende dois testes ou um exame final (podendo os alunos optar por uma ou ambas as formas de avaliação- valendo 70%) e um (ou dois) mini-projectos com relatório. Neste projecto, podem desenvolver um modelo de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.0 h/semana

0.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

No fim do curso, os alunos deverão possuir capacidades para identificar, analisar e resolver problemas reais, complexos, que: - Envolvem incerteza e componentes estocásticas. Em particular, deverão estar capazes de conceber e aplicar modelos de simulação discreta e demonstrar domínio no uso de modelos e simulação de fila-deespera na resolução de problemas típicos de engenharia industrial. - Envolvem sistemas não lineares dinâmicos. Nomeadamente, os alunos deverão ser capazes de mapear, quer qualitativamente quer quantitavamente, as estruturas de sistemas relevantes (incluindo processos físicos, ligações/canais de informação e tomada de decisão humana) e simular as consequências dinâmicas dessas estruturas; tambem, devem demonstrar domínio do uso da modelação de sistemas dinâmicos para a ajuda de tomada de decisão estratégica num ambiente de sistemas sociais complexos.

Programa

I. Introdução e paradigmas de Simulação II. Simulação de Acontecimentos Discretos: a) Modelação de Processos Discretos; b) Tópicos sobre Filas de Espera; c) Geração de Números Aleatórios e Geração de Variáveis Aleatórias; d) Recolha e Análise de Dados; e) Análise de Resultados e Validação; f) Planeamento de Experiências; g) Uso de Software para Simulação de Eventos Discretos. III. Modelação de Sistemas Dinâmicos: a) Sistemas complexos, Pensamento Sistémico e Abordagens de Modelação; b) Modelação de ‘Feedback’ com Diagramas de Enlace Causal; c) Modelação de Estruturas Simples; d) Formulação do Modelo; e) Testes ao Modelo e Análise Política; f) Trabalho com Modelos Mentais e a Dinâmica de Sistemas nas Organizações; g) Uso de Software na Dinâmica de Sistemas. IV. Casos de estudo de Simulação de Eventos Discretos e de Dinâmica de Sistemas.

Metodologia de avaliação

O ensino está organizado em 14 semanas. Em cada semana, há duas sessões de aulas teóricas, com uma duração de 1,5 hora/cada, e uma sessão de 1,5 hora de PB/Lab. Nas aulas teóricas é feita a exposição de conceitos, metodologias, ferramentas e de exemplos de aplicação; a matéria é apresentada através de diapositivos e, sempre que possível, de videos. Nas aulas práticas e laboratoriais os alunos realizam exercícios e elaboram e simular modelos (Lab). O material é disponibilizado na intranet (juntamente com livros na biblioteca) e os alunos têm acesso a software. A avaliação compreende dois testes ou um exame final (podendo os alunos optar por uma ou ambas as formas de avaliação- valendo 70%) e um (ou dois) mini-projectos com relatório. Neste projecto, podem desenvolver um modelo de preferência em contexto real ou realista, resolvê-lo através de uma aplicação informática adequada, interpretar os resultados e apresentar as suas recomendações.

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Discrete-event system simulation

Banks, J., Carson, J.S., Nelson, B.L., Nicol, D.

2009

Prentice-Hall


Simulation with Arena

Sadowski, S.

2010

5th Edition-Kelton, McGraw-Hill.


Business Dynamics: Systems thinking and modeling for a complex world

Sterman, J.D.

2000

McGraw-Hill


Principles of Systems, Waltham

Forrester, J.W.

1968

Pegasus Communications (2nd ed.).


Handbook of dynamic system modeling

Fishwick, P.A.

2007

Chapman & Hall


Discrete-Event Simulation and System Dynamics for Management Decision Making,

Brailsford, S., Churilov, L., Dangerfield, B. (

2014

Wiley


DEV software: Arena

SD software: VenSim,

SD software: VenSim,

PowerSim