Disciplina

Área

Área Científica de Economia e Finanças > Economia e Finanças

Activa nos planos curriculares

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MEIC-T 2006 > MEIC-T 2006 > 2º Ciclo > Opções > Economia

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Economia

Nível

trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

A unidade curricular visa introduzir os alunos aos conceitos básicos da Microeconomia e da Macroeconomia de forma a proporcionar um melhor entendimento do enquadramento económico em que se desenvolverá a sua actividade profissional, permitindo-lhes compreender melhor as decisões das empresas e as políticas do Estado. Espera-se que no final do curso os alunos sejam capazes de compreender os processos de decisão económica das empresas e das famílias, a sua interacção nos mercados, e o papel desempenhado pelo Estado. Espera-se também que no final do cursos os alunos sejam capazes de compreender o ambiente macroeconómico nacional e internacional, e as formas utilizadas pelos Estados para influenciar a sua evolução.

Programa

1. Microeconomia Oferta e procura. Comportamento do consumidor. Produção e custos. Concorrência, poder de mercado, jogos. 2. Macroeconomia Fundamentos da Macroeconomia. A performance económica no agregado. Produção, inflação e desemprego. Política orçamental e politica monetária. Crescimento económico. Ciclos económicos. Integração económica. Balança externa, câmbios e competitividade. Crises financeiras e sistema financeiro. A realidade portuguesa.

Metodologia de avaliação

trabalho de aplicação sobre um dos tópicos da matéria (25%) + mini teste (25%) + exame (50%)

Pré-requisitos

-

Componente Laboratorial

-

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

-

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de: competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (de comunicação e de trabalho em equipa, entusiasmo e auto-motivação); Cidadania Global (abertura, compreensão de interconexões globais); Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informação, bem como analisá-la de forma crítica e extrair o conteúdo relevante). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 6%.

Bibliografia

Principal

Economics

Mankiw, N. Gregory and Mark P. Taylor

2017

Cengage Learning, 2017, 4th ed.


Secundária

Economia

Samuelson, Paul and William Nordhaus

2017/2018

McGraw-Hill/Bookman, 19ª ed.