Disciplina

Área

Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização

Activa nos planos curriculares

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Marketing

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Marketing

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Marketing

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Marketing

Nível

A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada é a apresentação e explicação dos tópicos do programa, sempre fazendo o paralelo com exemplos reais e actuais para ilustração dos conceitos apresentados. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies e de exercícios. Quer os casestudies, quer os exercícios podem conter uma análise qualitativa e/ou quantitativa. A análise quantitativa será conduzida recorrendo a um software estatístico, nomeadamente o software SPSS. Os exercícios resolvidos são recolhidos e a participação dos alunos na discussão dos casos é tida em conta para cálculo da nota da participação (avaliação contínua). É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui ainda a realização de dois testes sobre a matéria leccionada (cada um cobrindo sensivelmente metade da matéria).

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

1.5 h/semana

105.0 h/semestre

Objectivos

O objetivo principal da unidade curricular de Marketing é ensinar aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem este conhecimento a situações reais. Assim, a conclusão com sucesso desta unidade curricular deverá incluir a capacidade de adotar uma perspetiva de marketing baseada na compreensão do consumidor e das suas necessidades, a descrição de segmentos do mercado com identificação das respetivas características e comportamentos, e a definição das variáveis do marketing-mix que permitam a criação e o desenvolvimento de relações mutuamente vantajosas entre a empresa e o seu mercado-alvo. Também se aborda a pesquisa de mercado como auxiliar da tomada de decisões de marketing, ilustrando-se especificamente como a informação necessária é recolhida e analisada.

Programa

10.4.1.5. Conteúdos programáticos: 0. Introdução ao Marketing; 1. Planeamento de Marketing; 2. Marketing estratégico; 3. Envolvente de Marketing; 4. Marketing internacional; 5. Valor, satisfação e lealdade do consumidor; 6. Comportamento de compra: consumidor final e organizacional; 7. Análise da concorrência; 8. Sistemas de Informação de Marketing e Marketing research; 9. Marketing research: definição do problema e métodos de pesquisa; 10. Questionários e escalas; 11. Amostragem e recolha de dados; 12. Análise preparatória de dados; 13. Técnicas de análise multivariada de dados; 14. Segmentação, targeting e posicionamento; 15. Marketing-mix: estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação; 16. Marketing de serviços.

Metodologia de avaliação

A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada é a apresentação e explicação dos tópicos do programa, sempre fazendo o paralelo com exemplos reais e actuais para ilustração dos conceitos apresentados. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies e de exercícios. Quer os casestudies, quer os exercícios podem conter uma análise qualitativa e/ou quantitativa. A análise quantitativa será conduzida recorrendo a um software estatístico, nomeadamente o software SPSS. Os exercícios resolvidos são recolhidos e a participação dos alunos na discussão dos casos é tida em conta para cálculo da nota da participação (avaliação contínua). É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui ainda a realização de dois testes sobre a matéria leccionada (cada um cobrindo sensivelmente metade da matéria).

Bibliografia

Principal

Marketing (3rd ed.)

Paul Baines, Chris Fill, Kelly Page

2014

OUP Oxford.


Multivariate Data Analysis (7th ed.)

Joseph F. Hair, Jr, William C. Black, Barry J. Babin, Rolph E. Anderson

2010

Prentice-Hall