Disciplina

Área

Área Científica de Estratégia e Organização > Estratégia e Organização

Activa nos planos curriculares

LEGI 2021 > LEGI 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Marketing

LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Marketing

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Marketing

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Marketing

Nível

Exame individual (50% da Nota Final) e Trabalho de Grupo (50% da Nota Final), que consiste na elaboração de um Projeto de Marketing, ou de uma revisão de literatura sobre um assunto de Marketing, e respetiva apresentação e discussão oral.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

0.75 h/semana

59.5 h/semestre

Objectivos

O objetivo principal da unidade curricular Marketing visa transmitir aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem estas matérias a situações práticas.

Programa

Introdução ao marketing, gestão estratégica e planeamento de marketing, sistemas de informação de marketing e marketing research, criação de valor, satisfação e lealdade dos clientes, comportamento de compra do consumidor e comportamento de compra organizacional, segmentação e targeting, posicionamento do produto e da marca, decisões de produto, serviço, preço, canais de distribuição, e de comunicação.

Metodologia de avaliação

Exame individual (50% da Nota Final) e Trabalho de Grupo (50% da Nota Final), que consiste na elaboração de um Projeto de Marketing, ou de uma revisão de literatura sobre um assunto de Marketing, e respetiva apresentação e discussão oral.

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos.

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

A UC, no que respeita à elaboração do Trabalho de Grupo, permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais e Intrapessoais e Literacia da informação e dos media; a percentagem desta componente da avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Bibliografia

Principal

Marketing Management (15th Global Edition)

Kotler, P. e Keller, K.

2021/2022

2016, Person