Disciplina
Marketing
Área
Área Científica de Engenharia e Gestão de Organizações > Estratégia e Organizações
Activa nos planos curriculares
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LEGI 2006 > LEGI 2006 > 1º Ciclo > Disciplinas de Especialidade > Marketing
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Nível
A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada é a apresentação e explicação dos tópicos do programa, sempre fazendo o paralelo com exemplos reais e actuais para ilustração dos conceitos apresentados. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies e de exercícios. Quer os casestudies, quer os exercícios podem conter uma análise qualitativa e/ou quantitativa. A análise quantitativa será conduzida recorrendo a um software estatístico, nomeadamente o software SPSS. Os exercícios resolvidos são recolhidos e a participação dos alunos na discussão dos casos é tida em conta para cálculo da nota da participação (avaliação contínua). É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui ainda a realização de dois testes sobre a matéria leccionada (cada um cobrindo sensivelmente metade da matéria).
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.0 h/semana
1.5 h/semana
105.0 h/semestre
Objectivos
O objetivo principal da unidade curricular de Marketing é ensinar aos alunos os conceitos e metodologias fundamentais de marketing e desenvolver as suas capacidades de aplicarem este conhecimento a situações reais. Assim, a conclusão com sucesso desta unidade curricular deverá incluir a capacidade de adotar uma perspetiva de marketing baseada na compreensão do consumidor e das suas necessidades, a descrição de segmentos do mercado com identificação das respetivas características e comportamentos, e a definição das variáveis do marketing-mix que permitam a criação e o desenvolvimento de relações mutuamente vantajosas entre a empresa e o seu mercado-alvo. Também se aborda a pesquisa de mercado como auxiliar da tomada de decisões de marketing, ilustrando-se especificamente como a informação necessária é recolhida e analisada.
Programa
10.4.1.5. Conteúdos programáticos: 0. Introdução ao Marketing; 1. Planeamento de Marketing; 2. Marketing estratégico; 3. Envolvente de Marketing; 4. Marketing internacional; 5. Valor, satisfação e lealdade do consumidor; 6. Comportamento de compra: consumidor final e organizacional; 7. Análise da concorrência; 8. Sistemas de Informação de Marketing e Marketing research; 9. Marketing research: definição do problema e métodos de pesquisa; 10. Questionários e escalas; 11. Amostragem e recolha de dados; 12. Análise preparatória de dados; 13. Técnicas de análise multivariada de dados; 14. Segmentação, targeting e posicionamento; 15. Marketing-mix: estratégia de produto, preço, distribuição e comunicação; 16. Marketing de serviços.
Metodologia de avaliação
A metodologia utilizada dependerá do tipo de aula. Nas aulas teóricas, a metodologia utilizada é a apresentação e explicação dos tópicos do programa, sempre fazendo o paralelo com exemplos reais e actuais para ilustração dos conceitos apresentados. As aulas práticas incluem a resolução de case-studies e de exercícios. Quer os casestudies, quer os exercícios podem conter uma análise qualitativa e/ou quantitativa. A análise quantitativa será conduzida recorrendo a um software estatístico, nomeadamente o software SPSS. Os exercícios resolvidos são recolhidos e a participação dos alunos na discussão dos casos é tida em conta para cálculo da nota da participação (avaliação contínua). É esperado que em qualquer tipo de aula os alunos participem apresentando situações que exemplifiquem o tópico desenvolvido. A avaliação inclui ainda a realização de dois testes sobre a matéria leccionada (cada um cobrindo sensivelmente metade da matéria).
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Paul Baines, Chris Fill, Kelly Page
Multivariate Data Analysis (7th ed.)
Joseph F. Hair, Jr, William C. Black, Barry J. Babin, Rolph E. Anderson