Disciplina

Área

Área Científica de Operações e Logística > Operações e Logística

Activa nos planos curriculares

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia e Gestão Industrial > Opções 1 > Gestão de Cadeias de Abastecimento

MEGI 2021 > MEGI 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Gestão de Cadeias de Abastecimento

MEGIE 2019 > MEGIE 2019 > 2º Ciclo > Opções > Gestão de Cadeias de Abastecimento

MEIC-A 2006 > MEIC-A 2006 > 2º Ciclo > Opções > Gestão de Cadeias de Abastecimento

MEGI 2006 > MEGI 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Gestão de Cadeias de Abastecimento

Nível

A UC explora um conjunto de metodologias ativas para a apreensão e desenvolvimento de conhecimentos: Componente de avaliação continua (50%): a) Análise de casos de estudo reais em aula (5 a 6 casos), identificando problemas que abordam as várias temáticas da UC. Apresentação e discussão dos casos, trabalho realizado em grupo envolvendo a elaboração de um mini relatório e pequenas apresentações orais - 25% b) Mini-projeto, resolução de um caso prático com aplicação de uma metodologia selecionada, com elaboração de relatório de grupo, apresentação e discussão dos resultados – 15% c) Realização de quizes com questões de escolha múltipla em cada aula teórica – 10% Mini - Teste 50% Teste escrito individual, onde se incluem problemas e excertos de situações reais que devem ser analisados e propostas melhorias à luz dos conteúdos lecionados.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

A disciplina tem como objetivo principal fornecer aos alunos os conhecimentos necessários à compreensão do que é a gestão da cadeia de abastecimento de uma forma integrada. As diversas funções dentro da cadeia de abastecimento serão estudadas, desde o nível estratégico ao nível operacional. Os alunos deverão por fim ser capazes de compreender, analisar e propor soluções para a resolução de problemas que possam surgir na gestão das cadeia de abastecimento, sejam estes de nível estratégico tático e operacional, desenvolvendo ainda capacidade critica face às soluções encontradas.

Programa

1 -Introdução à Gestão da Cadeia de Abastecimento. Decisões estratégicas, táticas e operacionais. 2 - O Planeamento da Cadeia de Abastecimento: projeto da rede; a localização do inventário; a afetação dos recursos 3 - A Gestão de Inventário e o risk pooling? Sistemas centralizados versus descentralizados. 4 - Valor da Informação: o efeito de chicote 5 - A Integração da Cadeia de abastecimento: sistemas pull, push e push-pull. 6 - Alianças Estratégicas: 3PLs, parcerias fornecedores-retalhistas, integração da distribuição. 7 - O Procurement e Outsourcing. 8 - O produto e a cadeia de abastecimento; coordenação, o projeto para a logística, integração de fornecedor, customização em massa. 9 - A Internacionalização e a Gestão de Risco 10 – As tendências futuras da Cadeia de abastecimento.

Metodologia de avaliação

A UC explora um conjunto de metodologias ativas para a apreensão e desenvolvimento de conhecimentos: Componente de avaliação continua (50%): a) Análise de casos de estudo reais em aula (5 a 6 casos), identificando problemas que abordam as várias temáticas da UC. Apresentação e discussão dos casos, trabalho realizado em grupo envolvendo a elaboração de um mini relatório e pequenas apresentações orais - 25% b) Mini-projeto, resolução de um caso prático com aplicação de uma metodologia selecionada, com elaboração de relatório de grupo, apresentação e discussão dos resultados – 15% c) Realização de quizes com questões de escolha múltipla em cada aula teórica – 10% Mini - Teste 50% Teste escrito individual, onde se incluem problemas e excertos de situações reais que devem ser analisados e propostas melhorias à luz dos conteúdos lecionados.

Pré-requisitos

Nenhuns.

Componente Laboratorial

A UC envolve na componente pratica a modelação matemática e a resolução de problemas de cadeias de abastecimento nomeadamente de projeto e planeamneto de redes bem como de gestão de inventário. Utilização de excel e de softwares de modelação/optimização (ex. GAMS; Anaconda).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Modelação e otimização de problemas que caracterizam a gestão da cadeias de abastecimentom, usando GAMS; Anaconda.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de um conjunto de competências transversais nomeadamemte em: - Pensamento Crítico e Inovador - desenvolvendo criatividade, pensamento estratégico e abordagens à identificação, análise e resolução dos casos de estudo reais discutidos em aula bem como no resolução do mini-projeto e quizes em aula; - Competências interpessoais e intrapessoais - desenvolvendo competências de comunicação e organizacionais, trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação e gestão de tempo, aspetos exigidos na resolução dos casos de estudos reais e no mini-projeto. - Cidadania Global - desenvolvendo capacidade para lidar com colegas de diferentes origens dado a UC envolver sistematicamente estudantes Erasmus - Literacia da informação e dos media - capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media relacionados com componente prática UC. A percentagem de avaliação relacionada é da ordem dos 10%.

Bibliografia

Principal

Designing and managing the Supply Chain : Concepts, Strategies and Case Studies (3ª Edição)

David Simchi-Levi, Philip Kaminsky e Edith Simchi-Levi

2021/2022

2007, McGrawHi/Irwin