Disciplina

Área

Área Científica de Decisão e Informação > Decisão e Informação

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MEEC 2006 > MEEC 2006 > 2º Ciclo > Competências Transversais > Gestão de Projectos de Engenharia

Nível

• Exame (45%) • Realização de Projeto, com utilização da ferramenta Microsoft Project, com entrega de relatório e apresentação e discussão em grupo perante um júri (35%) • Apresentação e Discussão de Papers (20%)

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Apresentar os fundamentos, conceitos e instrumentos das áreas de conhecimento de Gestão de Projetos oferecendo uma visão sistémica e integradora dos seus diferentes vectores. No final da Unidade Curricular, os alunos aprovados deverão ser capazes de: • Identificar as situações em que se deve utilizar as metodologias de gestão de projetos. • Iniciar o projeto, identificando os stakeholders do projeto e as suas expectativas. • Planear um projeto com vista a cumprir as especificações, o prazo e o custo. • Identificar e gerir os riscos de um projeto. • Controlar eficazmente o tempo e custo de um projeto usando a metodologia Earned Value Management (EVM) e a qualidade usando Processos de Controlo de Qualidade. • Ser capaz de efectuar correctamente o encerramento do projecto. • Conhecer abordagens complementares de GP. • Usar software de GP

Programa

1) O conceito de Projeto e a sua importância na Gestão das Organizações 2) O Gestor do Projeto e as suas competências 3) O ciclo de vida e organização do Projecto 4) A iniciação do Projeto 5) O planeamento do Projeto 5.1 Planeamento do Âmbito 5.2 Planeamento do Tempo e Recursos 5.3 Planeamento dos Custos 5.4 Planeamento do Risco 6) O controlo do Projeto: Tempo, Custo e Qualidade 7) O encerramento do Projeto 8) Abordagens complementares: Critical Chain e Agile 9) Utilização das funcionalidades básicas de software de Gestão de Projetos

Metodologia de avaliação

• Exame (45%) • Realização de Projeto, com utilização da ferramenta Microsoft Project, com entrega de relatório e apresentação e discussão em grupo perante um júri (35%) • Apresentação e Discussão de Papers (20%)

Pré-requisitos

-

Componente Laboratorial

Existem dois laboratórios dedicados à utilização das funcionalidades básicas de software de Gestão de Projetos (Microsoft Project). A componente laboratorial representa 14% das aulas práticas.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Na realização do Projeto, os alunos têm de elaborar o cronograma, a afetação de recursos e orçamento utilizando o software Microsoft Project. O uso do software de Gestão de Projetos (Microsoft Project) representa 30% da realização do Projeto.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento crítico, abordagens à resolução de problemas, criatividade), nas apresentações e discussões de papers e na realização do projeto; Competências interpessoais e intrapessoais (comunicação oral e escrita, trabalho em equipa, produtividade e gestão do tempo, perseverança, auto-motivação) nas apresentações dos papers e na realização do projeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações,estruturação e formatação de documentos e apresentações) nas apresentações dos papers e projeto, e na produção do relatório do projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências será de 10%.

Bibliografia

Principal

A Guide to the Project Management Body of Knowledge: PMBOK Guide

PMI

2008

PMI (2017), 6th Edition


Critical Chain

Eliyahu M. Goldratt

1997

North River Press


Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control

Kerzner, H.

2006

John Wiley & Sons, Inc., 9th. Edition