Disciplina

Área

Área Científica de Engenharia e Gestão de Sistemas > Decisão e Informação

Activa nos planos curriculares

DFAIOES2007 > DFAIOES2007 > 3º Ciclo > Sistemas de Informação

Nível

Dois testes nas aulas e quatro trabalhos individuais. Exame de repescagem a qualquer dos testes (ou aos dois), prevalecendo a nota da repescagem.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

Objectivos

Preparação para a compreensão do papel dos SI nas organizações. Diferentes papéis, em diferentes: ? planos: operacional, táctico e estratégico; ? fronteiras da informação empresarial: interna, periférica e fluxos com o exterior, emergentes e imergentes; ? funções: financeira, operação, marketing, pessoal, qualidade, ? Visão integrada dos sistemas de informação nos diferentes planos, fronteiras e funções.

Programa

Literacia e problemas éticos, profissionais e sociais nos objectivos e nos resultados da adopção de sistemas de informação organizacionais. Importância relativa e área de impacto dos sistemas de informação na empresa, através da história (anos cinquenta a hoje). Objectivos e domínios de influência. Inicialmente domínios técnicos, depois mantendo este e alargando para o nível de gestão operacional. Depois, integrando os dois anteriores e invadindo os domínios da gestão estratégica e core business. Por fim, integrando todos os domínios anteriores mais aspectos relacionados como o ?para além? das fronteiras da empresa: fornecedores, clientes e relações inter - organizacionais. Sistemas de informação e mudança organizacional. Sistemas de informação e inovação. Webização dos sistemas de informação, intranetes e extranetes. Sistemas de informação cooperativos. Cadeia de valor física e cadeia de valor virtual. Relação entre os processos de negócio e as tecnologias e sistemas de informação. Como gerar maiores sinergias. Modelos de workflow. Bases de dados organizacionais. Segurança, qualidade e controlo da informação. Sistemas periciais e repositórios de conhecimento organizacional. Metodologias e processos de facilitação na construção de conhecimento organizacional. Sistemas de transacções (TPS Transaction Processing Systems), de apoio à gestão operacional (MIS Management Information Systems), sistemas de apoio à decisão (DSS Decision Support Systems) e sistemas de apoio ao executivo (ESS Executive Information Systems).

Metodologia de avaliação

Dois testes nas aulas e quatro trabalhos individuais. Exame de repescagem a qualquer dos testes (ou aos dois), prevalecendo a nota da repescagem.

Bibliografia

Principal

Management Information Systems

Laudon, Kenneth C. and Jane Price Laudon

2005

Prentice Hall


Secundária

Information Systems: Success in the 21st Century

Gupta, Uma

1999

Prentice Hall